Quem e Maria Caninana?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Maria Caninana era diferente de seu irmão, segundo a lenda. Ao invés de ajudar os humanos, ela afundava barcos e feria peixes pequenos. Certo dia, Cobra Norato e Maria Caninana começaram a brigar no rio Madeira. As duas serpentes lutaram violentamente, transformando as águas calmas do rio em um redemoinho enorme.

Um dos personagens mais conhecidos da cultura brasileira é o Curupira. Muito forte e rápido, ele é descrito como um jovem com cabelos de fogo e tem os pés virados para trás.

Eram duas cobras encantadas, Maria Caninana era má, e Norato era uma cobra boa, evitava que a irmã afundasse as embarcações. Certa vez, Caninana se enamorou de outra cobra de fundo, e elas se juntaram para causar transtornos aos moradores da região, por isso Norato as matou, ficando cego de um olho por causa da luta.

Maria Caninana era diferente de seu irmão, segundo a lenda. Ao invés de ajudar os humanos, ela afundava barcos e feria peixes pequenos.

Pai Bruno da Pombagira é condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto. A Justiça condenou a cinco anos e quatro meses de prisão, em regime semiaberto, Edmar Santos de Araújo, o Pai Bruno da Pombagira, por estelionato, extorsão e formação de quadrilha.

—Eric para Matinta Perê. Eric Alves é um híbrido Humano-Entidade e antigo detetive de polícia do Departamento de Polícia Ambiental, é filho de Manaus e de Luiza Alves, neto de Januária Alves, viúvo de Gabriela e pai de Luna.

Considerada uma serpente muito ágil, a caninana é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas. Ela também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte. Ela é frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia.

Nascido na cidade de Assaré – Ceará, terra do grande e saudoso Poeta Patativa do Assaré, Caninana começou muito cedo a tocar triângulo, aos 12 anos de idade já cantava com o sanfoneiro Tetê Matias.

Boiuna

Boiuna. A lenda conta que Boiuna é uma serpente gigante que habita as florestas da região Norte do Brasil. A cobra pode se transformar em algumas formas, e na série é retratada como uma mulher poderosa e extremamente persuasiva. Seus poderes estão no olhar, que são capazes de hipnotizar e atrair qualquer pessoa.

Outro elemento da cultura africana é o fato do saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira. Na origem da lenda do saci, ele era um protetor da floresta e, por isso, muitos consideram-no como um personagem derivado da lenda do curupira.

Diz a lenda que Boiuna teve dois filhos, Cobra Norato e Maria Caninana , que possuíam o dom especial de se transformar em cobra ou ser humano .

Mas, Oxumarê, como é mais popularmente conhecido no Brasil, é o Orixá que determina o movimento contínuo, simbolizado pela serpente que morde a própria cauda e enrola-se em volta da terra para impedí-la de se desgovernar.

A origem do nome caninana vem do tupi e significa “que tem a cabeça pequena”. Segundo artigos científicos, o nome dado se refere ao tamanho da cabeça do animal em relação à espessura do pescoço, quando este se encontra inchado.

Qual lenda é o Eric? Ao final da primeira temporada de Cidade Invisível, é explicado por Gabriela (Julia Konrad), que Eric, o personagem vivido por Marco Pigossi, agora também é uma lenda. Como o policial é filho do Boto, o Manaus (Victor Sparapane), é provável que ele assuma o papel de seu pai.

Caninana (Spilotes pullatus)
Diurna, habita matas e cerrados. Atinge até 2,5 metros de comprimento. Pode se tornar agressiva. Quando isso acontece, infla a região atrás da cabeça e dá botes para sua defesa.

Estreou nesta quarta-feira (22) a segunda temporada da série "Cidade Invisível", na Netflix. Sebá Alves, o Mestre Sebá, de Caruaru, do Agreste de Pernambuco, faz parte do elenco dessa temporada e interpreta o personagem Lazo, que é um Zaori.