Quem é mais velho China ou Japão?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das ...

É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

Você provavelmente ouviu falar do nascimento do Sudão do Sul, a nação mais recente do mundo, em 2011. Em janeiro deste ano, 98% da população optou pela independência em um referendo. Em 9 ... Explicação: foi o último país a ser criado.

A pesquisa leva em conta fatores como desemprego, inflação, variação do PIB per capita, entre outros. Zimbábue, na África, apareceu em primeiro lugar, enquanto a Venezuela foi a segunda colocada.

Etiópia

1 – Etiópia. Aqui nós não fazemos mistério, começamos já com o país mais velho do mundo, a Etiópia! Um dos maiores países do continente africano é, com certeza, o mais antigo. Independente desde 980 antes de Cristo, o local é também um dos principais sítios arqueológicos do mundo.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

Assim, o Brasil como país tem 195 anos. Mas considerando desde o descobrimento, então para descobrir quantos anos tem o Brasil temos que considerar a data de 22 de abril de 1500. Então, desde o descobrimento o Brasil tem 518 anos.

Isso aconteceu há mais de 4.000 anos na Mesopotâmia. Seu nome significava “rei verdadeiro”. Sargão de Akkad, nasceu em um ano desconhecido, e viveu ate 2279 a.C. Aproveitou essa suposta legitimidade, para estabelecer o primeiro império no mundo, por volta de 2330 a.C, na Mesopotâmia.

Sem dúvidas, o império mais vasto que o mundo antigo conheceu foi o Mongol, de Gengis Khan e sucessores.

Dependência de outras nações
A dívida externa, pouco desenvolvimento de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas por outros países, além de grande desigualdade social, são outros fatores que colocam o Brasil como um país periférico no mundo capitalista.

Se for considerada a data de início da colonização do território, pode-se considerar o Brasil como mais velho que os Estados Unidos. Entretanto, se a data considerada for a de independência do país, os Estados Unidos são considerados mais velhos que o Brasil.

Islândia

A Islândia continua sendo o país mais seguro do mundo, segundo o 17º Índice Global de Paz, do Institute for Economics and Peace. Já o Brasil segue na 132ª posição – 163 países são avaliados.

Timor Leste (2): O país mais novo do mundo - UOL Educação.

A Pangeia é o supercontinente que compunha a superfície terrestre no período Permiano, há aproximadamente 300 milhões de anos. Essa gigantesca massa de terra começou a se fragmentar na era Mesozoica, no período Triássico, há 230 milhões de anos. Era banhada por um único oceano, chamado Pantalassa.

a Rússia

Na atualidade, o maior país do mundo é a Rússia, que possui cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase o dobro do segundo maior país em território do mundo.

República Sudão do Sul

O país mais novo do mundo é a República Sudão do Sul, que fica no continente africano. Em abril de 2023, o país superou a China, que conta com 1,425 bilhão de pessoas, que detinha o posto de nação mais populosa até então.

Rússia

Trata-se da Rússia, que é considerada o maior país do mundo, ocupando 3,35% da superfície total planetária com uma área total de 17.098.246 quilômetros quadrados (km²).

A cidade com menor PIB per capita do país em 2020 era Matões do Norte, com R$ 4.924. Foi o terceiro ano seguido que o município de 17 mil habitantes aparecia como o mais pobre do Brasil.