Quem é mais velho a Terra ou a Lua?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Cientistas concluíram que a colisão que originou a Lua ocorreu cerca de 60 milhões de anos antes do que se calculava, o que aumenta também a idade do nosso planeta.

27 dias

Ou seja, o mais antigo dos grãos de poeira encontrado no meteorito foi formado em estrelas que existiam muito antes do nosso Sistema Solar nascer - o saber científico atual estabelece que o Sol tem 4,6 bilhões de anos e a Terra, 4,5 bilhões de anos de idade.

O diâmetro do Sol é de cerca de 1 400 000 km. O diâmetro da Lua mede aproximadamente. 3500 km. Portanto, o diâmetro solar vale cerca de 400 vezes o diâmetro lunar.

Muitas lendas antigas contam que olhando à Lua pode facilmente se ver uma rana. A rana é animal lunar, portadora de água, o mesmo que o sapo, que também é animal lunar que pertence ao elemento húmido que são as águas da Lua.

4,603 × 10^9 anos

Terra rotacionando 29,5 vezes enquanto a Lua realiza o movimento de translação em torno da Terra com apenas uma rotação.

De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

Podemos ver a Lua no céu (especialmente à noite), porque ela é iluminada pela luz do Sol. A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. … A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.

Pequenas partículas de poeira estelar datadas de sete bilhões de anos foram encontradas em um meteorito que caiu na Austrália, em 1969. Esse é o material mais antigo já encontrado na Terra, e é dois bilhões de anos mais velho que o próprio planeta.

A peça mais antiga da Terra é o zircão da Austrália. Foi encontrado e desenterrado há 17 anos perto de Perth, na Austrália Ocidental. Esse zircão é um mineral de nesossilicato e acredita-se ser o mais antigo já encontrado.

Confira as 6 coisas mais antigas que existem no mundo

  1. Grãos de zircão (4,4 bilhões de anos) ...
  2. Filamentos de hematita (3,75 bilhões de anos) ...
  3. Estromatólitos (3,5 bilhões de anos) ...
  4. Montanhas Barbeton Makhinjwa (3,6 bilhões de anos) ...
  5. Lago Zaysan (60 milhões de anos) ...
  6. Mandíbula UR 501 (2,5 milhões de anos)

Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez, se apaixonaram perdidamente e a partir daí começaram a viver um grande amor. Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então toque final ...o brilho !

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).

[...] [...] Deusas de grande importância foram personificadas pela Lua: Selene, Ártemis e Hécate a trindade grega que representa a Lua em suas fases.

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

300 milhões de anos. Estes valores devem ser considerados como aproximados (até porque a composição química inicial de cada estrela e a eventual perda de massa durante a evolução tem influência nestes cálculos) e têm o significado de um tempo de vida máximo que as estrelas de uma dada massa podem ter.

5.778 K