Quem e mais poderoso Sol ou a Lua?

Perguntado por: dbaptista9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Embora nosso astro seja muito mais massivo do que a Lua — e, portanto, tem gravidade mais forte —, está bem mais distante que nosso satélite natural. Por isso, a força exercida pelo Sol nas marés não chega a metade da força daquele da Lua, mas mesmo assim, os efeitos da gravidade solar existem.

O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça. A Lua é um satélite natural da Terra. Outros planetas do sistema solar também têm satélites.

O diâmetro do Sol é 400 vezes maior do que o da Lua e o Sol está 400 vezes mais afastado da Terra do que a Lua fazendo com que aparentemente no céu tenham os dois o mesmo tamanho para nós.

Lua Crescente
Esta é considerada uma das melhores Fases da Lua! Há forte energia proativa, por isso, é hora de aproveitar o momento de agitação. HUMOR: momento de agitação maior, com estímulos interno e externo para agir com resultados rápidos.

Raios UVB: Raios Ultravioleta B são os responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição ao sol. São mais fortes nas estações mais quentes do ano e aparecem das 9h as 16h.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Quando a superfície empoeirada da Lua está iluminada pela luz do Sol, a cor real do satélite é branca cinzenta-acastanhada. Porém, a atmosfera da Terra modifica a visão que temos da Lua, alterando cores e formas.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol.

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.

As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Podemos defini-las como corpos celestes redondos compostos por gases. O sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio.

Júpiter

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Lua cheia: considerada por muitos como a fase mais bela, a Lua cheia se dá quando o Sol ilumina totalmente a parte da Lua voltada para a Terra.

Lua Minguante
Nesta fase a influência da lua sobre a Terra é baixa. Isso acontece porque ela não está alinhada com o sol e por isso, a sua força de gravidade e sua luminosidade é menor.

Ela exerce grande força gravitacional sobre nós, o que influencia nas marés, as tornando mais cheias ou não – dependendo de sua fase. Ainda, esse fator influencia na rotação da Terra e faz com que a cada 100 anos a gente se afaste 3,8cm do nosso satélite.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

Quando se trata de volume, o topo da lista está ocupado pela UY Scuti, uma estrela hipergigante vermelha a aproximadamente 9,5 mil anos-luz da Terra e cujo diâmetro é 1700 vezes maior que o do Sol, segundo um estudo publicado em 2013 na revista Astronomy and Astrophysics.

Radiação solar
Toda essa energia é proveniente de fusões nucleares que ocorrem no núcleo do Sol e são capazes de converter átomos de hidrogênio em átomos de hélio.