Quem é mais novo bebê ou Neném?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os substantivos nenê ou neném indicam uma criança recém-nascida ou com poucos meses de vida, sendo sinônimos de bebê.

Pequerrucho, anjinho, diabrete, filhote, pimpolho, fedelho, pupilo, rebento. Essas são algumas palavras para falar de recém-nascidos, também ditos bebês, nenês ou nenéns.

nome feminino
Origem etimológica:obscuro + -eza.

“Há crianças que iniciam essa fala a partir dos dez meses, mas o mais comum é esperar que até um ano de idade surjam as primeiras referências como “dá”, “qué”, “não”, “tchau”. Antes dessa etapa, há outras formas importantes de comunicação não verbal por meio de gestos e expressões faciais que merecem a mesma atenção.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

Primeiro mês de vida
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase se torna algo bem complexo e novo.

Os bebês arco-íris são crianças que nascem de uma mãe que sofreu anteriormente um aborto espontâneo ou que teve um filho morto prematuramente. Para muitas mães que sofreram com a perda prematura de um filho, a chegada de um novo bebê é a luz que vem depois de uma tragédia, como o arco-íris que vem depois da tempestade.

Por conta dessas mesmas razões, sair com o bebê antes dos 7 dias não é indicado. “Nem a mãe deve sair de casa nesse período, pois ela ainda deveria estar se recuperando do parto”, acrescenta a pediatra. Mas o 'quando' não deve ser o fator principal a se levar em conta ao sair com o pequeno para o primeiro passeio.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinonenémnenéns
Feminino

Nenéns é o plural de neném. O mesmo que: bebês, nenês.

Grafia no Brasil:bebê.
Grafia em Portugal:bebé.

Para a alegria dos pais, as primeiras palavras dos bebês são normalmente "mama "e "papa". Na verdade, "papa" geralmente é dito primeiro, mas apenas porque sua pronúncia é mais fácil para os bebês!

baby {subst.}

Quando um óvulo e um espermatozóide se unem em uma única célula, em um evento chamado de fecundação ou fertilização, começa uma série complexa de eventos que leva à gravidez. A fecundação acontece na trompa de falópio, também chamada de tuba uterina. Nos dias seguintes à fecundação, a única célula se divide em várias.

O bebê pode sorrir ainda nos primeiros dias de vida, enquanto dorme ou mama. Entretanto, são apenas sorrisos de reflexo, ou seja, atos inconscientes que acontecem devido a uma contração dos músculos faciais.

aos 9 meses, começará a formular palavras bilabiais como “dada” e, a partir de 1 ano, poderá estar falando palavras como mamãe e vovô. Algumas crianças começam a falar perto dos 2 anos, mas se isso não acontecer, é importante uma avaliação pelo pediatra e/ou por um profissional de fonoaudiologia.

Afinal, com quantos meses o bebê começa a andar? Vamos iniciar respondendo com quantos meses o bebê começa a andar. Os primeiros passos ocorrem, em média, a partir do 10° mês de vida, quando a musculatura da criança já está mais desenvolvida e a estrutura óssea dela mais fortificada.

Depois, geralmente com 12 meses, chega o tão esperado momento em que os bebês começam a falar palavras como “mamã”, “papa”, “dá”, “qué” e onomatopeias como “auau” e “miau”.

Como estimular o bebê a falar? 5 incentivos à fala infantil!

  1. Gesticule com as mãos enquanto conversa com o bebê ...
  2. Narre o que vocês estiverem fazendo. ...
  3. Leia em voz alta. ...
  4. Nomeie os objetos que estiverem próximos. ...
  5. Use brincadeiras para estimular a fala.

Os pais nunca devem bater em seus filhos e nunca usar insultos verbais que possam humilhar ou envergonhar a criança”, disse Sege, principal autor da declaração da Academia Americana de Pediatria sobre punição corporal.

Sobre a faixa etária, a maior parte tinha idade entre 16 e 17 anos (56,9%), seguidos dos adolescentes com idade entre 14 e 15 anos (25,6%).