Quem é mais magro sente mais frio?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

É por isso também que pessoas muito magras sofrem mais com o frio. “A gordura prende o calor dentro do organismo. Quem é magro tem mais dificuldade em manter os órgãos vitais aquecidos”, afirma. “Da mesma maneira, no verão, quem é mais gordinho sofre mais, porque não consegue perder calor”, explica.

"Além disso, as mulheres tendem a ter uma taxa metabólica mais baixa do que os homens, o que reduz a capacidade de produção de calor durante a exposição ao frio, tornando-as mais propensas a sentir frio quando a temperatura cai", explicam.

"O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner. Outro fator que amplia as taxas metabólicas de repouso é a ingestão de proteínas.

Comparados com pessoas de peso baixo ou normal, obesos com IMC de 30 a 34.99 sentem 68% mais dores; obesos com IMC de 35 a 39.99 sentem 136% mais dores; e obesos com IMC maior do que 40 sentem 254% mais dores.

“A gordura prende o calor dentro do organismo. Quem é magro tem mais dificuldade em manter os órgãos vitais aquecidos”, afirma. “Da mesma maneira, no verão, quem é mais gordinho sofre mais, porque não consegue perder calor”, explica.

A gordura é um isolante térmico natural, portanto pessoas acima do peso retém mais o calor e acabam transpirando mais. As pessoas que estão acima do peso ideal possuem também mais células corporais, deixando o metabolismo mais acelerado e, consequentemente, elevando a temperatura do corpo e a produção de sudorese.

Condições gerais que fazem com que a pessoa tenha pouca gordura no corpo. Fibromialgia. Hipotireoidismo. Problemas no hipotálamo, que é a área do cérebro que controla a temperatura corpórea.

Falta de ferro ou vitaminas B. Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio.

Por sensibilidade ao frio não ser uma doença, e sim um sintoma de alguma condição de saúde, o tratamento dependerá do que está ocasionando o problema. Para isso, o médico irá averiguar seu histórico de saúde e realizar exames, como de sangue.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

O abdômen é a parte do corpo com maior quantidade de células gordurosas (adipócitos), por isso tem tendência a crescer mais”, explica a nutricionista Daniella Chein.

Para cada quilo de músculo há um consumo médio de 35 calorias por dia, enquanto 1 quilo de gordura gasta apenas 6 calorias.

Se as pessoas estiverem com calor o tempo todo ou suando mais que o normal, isso pode ser um sinal de um problema subjacente. Certos medicamentos, alterações hormonais e algumas condições de saúde podem fazer com que um indivíduo sue mais ou se sinta mais quente do que o habitual.

Quais são os graus de obesidade?

  • Peso normal: IMC entre 18,0 a 24,9 kg/m2;
  • Sobrepeso: IMC entre 25,0 a 29,9 kg/m2;
  • Obesidade grau 1: IMC entre 30,0 – 34,9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: IMC entre 35,0 – 39,9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou maior que 40 kg/m2.

O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.

Alimentação rica em açúcar, gordura e carboidratos
O açúcar, a gordura e os carboidratos são alimentos ricos em calorias, que são usadas como fonte de energia para o corpo, mas que quando consumidos de forma excessiva, são armazenados na forma de gordura, favorecendo o aumento de peso e o desenvolvimento da obesidade.

Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea – IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

O estudo mostrou que a expectativa de vida de homens e mulheres obesos era 4,2 anos e 3,5 anos mais curta, respectivamente, do que de quem estava dentro da faixa de peso saudável do IMC. Para quem estava abaixo peso, a diferença registrada foi de 4,3 anos (homens) e 4,5 anos (mulheres) anos.

É uma reação de proteção do organismo, que tende a buscar equilíbrio com o clima externo. Então, de acordo com a ciência, podemos afirmar que não, o frio não é psicológico (SOUZA, 2013).

Não ria descontroladamente e nem chore: mantenha-se estável e tente não demonstrar muita emoção. Seja altivo e imparcial sempre que conversar com alguém. Não fale sobre si. Mantenha distância daqueles que o cercam ao evitar dizer muita coisa sobre sua vida pessoal, seus pensamentos e seus sentimentos.

Anote aí os alimentos e os pratos que são ideais para esse período de temperaturas baixas e os inclua na sua dieta.

  • Sopa de legumes.
  • Sanduíches naturais.
  • Frutas: abacate, banana, morango.
  • Carne vermelha, peixe, ostra, frango.