Quem é maior no truco J ou Q?

Perguntado por: larruda8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A sequência das cartas, independente do naipe, na ordem de mais valiosa para menos valiosa: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4. Manilhas são as cartas com maior valor no Truco.

A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros.

Hierarquia das Cartas:
As demais cartas também em ordem decrescente: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4.

Ordem das cartas (da menor para maior): A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K. Maço - é o bolo de cartas que sobra após a distribuição.

Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus. Copas/Copeta/Copilha: Segunda manilha, do naipe de copas. Espadas/Espadilha: Terceira manilha, de naipe de espadas.

O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum. Dados confirmados afirmam que três quartos da humanidade usam algum tipo de baralho, para algum fim.

Rei. O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.

Estas castas são divididas em 4 naipes, esses são divididos em 13 numerações. Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

ZAP, GATO OU ZORRO – É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus (também chamado de 7 de paus). Copas, Copeta ou Copilha – É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas (também chamado de 7 de copas).

Na mão-de-onze não é permitido, olhar o fundo do maço, queimar cartas e pedir truco, meio-pau, nove ou doze. Caso haja erro na distribuição, o baralho será passado para o próximo carteador sem perda de tento. A dupla que chegou a este patamar tem a regalia de mostrar suas cartas ao seu parceiro.

Na mão de onze não é possível pedir 6, ou seja, ela sempre vale 3 se for aceita ou 1 se for recusada. Se a dupla que está com 11 pontos aceitar a mão e a vencer, ela vence a partida. Mão de Ferro A mão de ferro acontece quando as duas duplas estão com 11 pontos.

Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

J, Q e K são três cartas do baralho que têm imagem. Elas têm iniciais em inglês: j (de jack, valete). Q (de queen, dama ou rainha) e K (de king, rei).

As figuras usadas atualmente têm origem na França (valete, dama e rei, V, D e R no baralho francês), mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (“valete”, em inglês), Q de queen (“rainha”) e K de king (“rei”). Valete de Paus – Sir Lancelot.

Continuar lendo Qual é o zap no truco?