Quem é maior mamute ou mastodonte?

Perguntado por: dcaetano . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Ao analisarem os fósseis de forma mais precisa, os cientistas perceberam que os mastodontes eram ligeiramente menores que os mamutes, com pernas mais curtas e uma cabeça mais achatada.

Tamanho. Os mamutes eram animais gigantes: um exemplo é o mamute do rio Songhua, que podia alcançar entre 4,70 até 5,00 metros de altura e pesar entre 15 e 20 toneladas, tendo sido a maior espécie de mamute, e o maior mamífero terrestre ao lado do indricotherium.

De maneira geral, os mamutes possuíam, em média, 3 metros de altura. Algumas espécies podiam atingir, no entanto, um tamanho ainda maior. Esse é o caso do mamute de Colúmbia (Mammuthus columbi), que podia medir mais de 4 metros de altura e pesar incríveis 9 toneladas.

Desapareceram da América do Norte como parte de uma extinção em massa que afetou a maioria dos animais da megafauna do Pleistoceno, amplamente acreditado por estar relacionada com a caça excessiva por parte dos humanos primitivos, e possivelmente também devido as mudanças climáticas.

Espécies de parentesco próximo: mamutes (também extintos) e elefantes asiáticos. Onde habitava: região central do Brasil, entre os estados da Bahia e do Paraná. Em que época existiu: 10 mil anos atrás (com base nos fósseis mais recentes).

Ambos eram herbívoros, mas os mastodontes possuíam dentes com formato cônico, projetados para esmagar folhas e galhos com mais facilidade. Já os mamutes apresentavam molares rugosos, permitindo que cortassem a vegetação e pastassem como os elefantes modernos.

Há aproximadamente 11 mil anos, período correspondente ao final do Pleistoceno ou “Era do Gelo”, cerca de 80 mastodontes viviam na região que hoje abriga o município mineiro de Araxá.

As análises de DNA mostraram que os mamutes viveram na Sibéria continental há 3,9 mil anos –após a grande Pirâmide de Gizé, no Egito, ser construída e os megálitos de Sotenehenge serem erguidos.

O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista.

De acordo com o site Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados on-line de história natural da Universidade de Michigan, Estados Unidos, a baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior ser vivo do planeta.

O processo de extinção dos mamutes iniciou-se a cerca de 10.000 anos, quando vários animais desapareceram. Alguns desses mamíferos sobreviveram isolados por mais algum tempo, sendo que, há cerca de 4000 anos, os últimos espécimes morreram.

elefante-asiático

Atualmente, o parente mais próximo dos mamutes é o elefante-asiático (Elephas maximus) que apresenta características no material genético (DNA) que aproximam as duas espécies, apesar das comparações morfológicas não serem tão evidentes.

Os mamutes tinham algum predador natural? Não se sabe ao certo se os mamutes tinham algum predador natural, mas é possível que tenham sido caçados por outros animais, como tigres-dentes-de-sabre e lobos gigantes.

O maior elefante já registrado, baleado em Angola, em 1965, pesava 12 274 kg (12 toneladas e 274 quilos), em pé tinha 4,2 metros de altura. O corpo dele está montado na rotunda do Museu Nacional de História Natural, em Washington, D.C.

O mamute-lanoso foi extinto há mais de 5 mil anos, mas pode voltar a habitar o planeta Terra. Esse é o objetivo de uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos, que anunciou um investimento de mais de R$ 70 milhões para trazer o animal de volta à vida. A intenção é combater as mudanças climáticas.

Apesar desta aparente aliança, os humanos caçavam os mamutes para aproveitar a sua carne. Em Getafe, também em Espanha, localizaram-se vestígios de um banquete neandertal de há cerca de 84.000 anos: 82 fósseis de mamute e 754 ferramentas usadas para cortar a carne e para esmagar os ossos para obter a medula.

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

O mamute-lanoso ou mamute-lanudo (Mammuthus primigenius) foi a última espécie de mamute que se adaptou às regiões mais a norte do planeta.

Conhecido como ictiossauro, o animal viveu há cerca de 205 milhões de anos e teria por volta de 26 metros de comprimento – quase tão grande quanto uma baleia azul, dizem os autores do estudo publicado no PLOS ONE (em inglês).

Os mastodontes foram extintos há aproximadamente 11 mil anos, juntamente com outros animais terrestres gigantes, como os mamutes lanudos, preguiças gigantes e tigres dente-de-sabre.

A espécie extinta pode ajudar no controle de danos
Uma medida excêntrica com fins nobres: pesquisadores planejam reviver uma espécie extinta, o mamute-lanoso, para impedir que mudanças ambientais no Ártico prejudiquem o planeta.