Quem é mãe preta na espiritualidade?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

O culto a Nossa Senhora da Conceição Aparecida iniciou em 1717, ano em que a imagem foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul em São Paulo. Invocada como Mãe protetora, sua devoção tornou-se parte da cultura do povo brasileiro que a aclama como padroeira do Brasil.

Pomba gira que acompanha exu capa preta | Pontofrio.

Exu Capa Preta, também conhecido como Exu Capa Preta das Almas, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.

O Preto-velho é uma entidade conhecida nacionalmente, principalmente pela sua imagem estar relacionada sempre por utilizar o cachimbo. O Preto-velho está geralmente ligado à vibração de Omolu - faixa vibratória da cura de doenças, ou seja, reconstrução dos corpos.

Iemanjá

Iemanjá é um orixá (divindade africana) feminino das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.

É uma obra que pretende colaborar com a formação das(os) sacerdotisas(otes) à frente dos terreiros afrorreligiosos, bem como de seus filhos de orixá, oferecendo bases teológicas, filosóficas, sociológicas, históricas, jurídicas e administrativas iniciais para uma boa gestão de suas casas.

Na noite do dia 31 de agosto a Tenda de Umbanda Pai João da Mata e Vovó Catarina Sob o Comando de Pai Wellingtoon e Mãe Nair rendeu suas homenagens ao Sr Exú Da Capa Preta e Pomba Gira Cigana Rosana, uma linda festa onde muitos adeptos e seguidores da umbanda sagrada se fizeram presentes para louvar e agradecer essas ...

De acordo com essa ideia, os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

O que representa a cor preta no mundo espiritual? Espiritualidade. O preto é a ausência de cor e, por isso, é bastante associado ao fim, à morte e ao oculto e desconhecido.

Sim, os Pretos-Velhos são espíritos do bem, seriamente comprometidos com a caridade, o amor e a humildade. E quem já sentiu o abraço, quem já ouviu suas palavras sabe que seus conselhos são pautados pela ética, a justiça e o perdão.

a Oxalá Pai de todas as cabeças por antecipação. Vestir preto em uma saída de Iyawo é mesma coisa que dizer que o dono casa não sabe fazer o que esta fazendo.

Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho.

Babalaô Ronaldo Linares

Pai Benedito de Aruanda é o Preto-Velho Guia-Chefe dos trabalhos Espirituais do Babalaô Ronaldo Linares.

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré. O orixá feminino ainda está associado às causas da fertilidade feminina e do amor romântico.

Nesta oportunidade, a iniciativa homenageia a seis orixás: Iansã, a deusa dos raios, das chuvas e das tempestades; Oxum, a dona das águas doces; Nanã, senhora das águas paradas e do barro; Ewa, guerreira e valente caçadora das matas; Obá, representante das águas revoltas dos rios e Iemanjá, rainha dos mares.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

A Pomba Gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a “orixá do trono do desejo e dos estímulos”. É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu — orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.