Quem é jurema preta na Umbanda?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

A Jurema Preta é uma planta reverenciada e utilizada em práticas espirituais e xamanistas, especialmente em algumas tradições indígenas do nordeste do Brasil. Sua preparação envolve geralmente a maceração ou infusão das folhas em água ou álcool, resultando em um líquido utilizado em rituais e cerimônias.

A Jurema é um reconhecimento, a religião é a dos orixás. Já na Umbanda, as práticas da Jurema são entendidas como parte da religião.

Árvore de 4-7 metros de altura, decídua na estação seca, apresentando caule ereto ou levemente inclinado, com casca de cor castanho escura e rugosa, e ramos de cor castanho avermelhada com acúleos esparsos. Folhas compostas, alternas, bipinadas, com sete pares de pinas, contendo 15-33 folíolos de 5-6mm de comprimento.

O Banho na Força da Jurema foi elaborado especialmente para fortalecer a conexão com a ciência dos encantados que existe no ser humano. O Banho sempre foi muito utilizado em diversos terreiros com o objetivo de fortalecer a corrente mediúnica.

flores pequenas e brancas, aglomeradas em espigas de 4-8 cm de comprimento. fruto vagem seca, de 2,5-5 mm de comprimento, que se abre espontaneamente quando madura, dispersando 4-6 sementes. semente marrom, em forma de gota irregular, levemente achatada e brilhante, de aproximadamente 3 mm de diâmetro.

Na medicina popular, o pó obtido a partir da trituração da casca é muito eficiente no tratamento de queimaduras, acne, problema de pele, pois tem efeito antimicrobiano, analgésico e regenerador de células.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

913 - Cocar Cabocla Jurema - Azul/amarelo/vermelho.

A jurema é um pau sagrado Onde Jesus descançou Que dá força e "ciência" Ao bom mestre curador. Ainda nessa perspectiva, juntaram-se na constituição desta forma de reli- giosidade popular, outros elementos de origem européia como a magia e o culto aos santos do catolicismo popular.

A Jurema gira em torno dos caboclos e dos mestres, que oferecem consolo e conselhos. A aspersão do consulente com fumaça de tabaco é rito frequente. Também característico é o consumo da jurema, bebida preparada com a raiz da árvore da jurema.

As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode. Todas estas plantas podem crescer em altura se tiverem condições para isso.

Dentre os muitos Caboclos que foram avisados: Caboclo 7 Estrelas da Jurema, Caboclo Pena Branca, Caboclo Urubatão, Caboclo Jari, Caboclo Janari, e Caboclo Rompe Mato. Os Caboclos então, se posicionaram na imensa floresta à espera do desconhecido.

A Cabocla Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades, sejam enfermidades físicas ou mentais. Essa linda Cabocla nos ensina a entender as dificuldades e nos dá coragem para suportá-las.

ONDE ENCONTRAR A CABOCLA JUREMA? CONHECIDA TAMBÉM POR SUA HUMILDADE, A CABOCLA JUREMA PODE SER ENCONTRADA EM QUALQUER UMA DAS CASAS DE CULTO DA UMBANDA, O QUE É UMA CARACTERÍSTICA CARIDOSA DE SUA PARTE, QUE PERMITE COM QUE ELA SE DESTAQUE E SE TORNE AINDA MAIS QUERIDA POR TODOS.

A ayahuasca resulta da longa fervura de duas plantas, o arbusto chacrona (Psychotria viridis) e o cipó mariri, ou jagube (Banisteriopsis caapi). Na juremahuasca, usa-se a jurema em lugar da chacrona como fonte de DMT (dimetiltriptamina), substância propriamente alteradora da consciência.

Os personagens do Catimbó-jurema, nomenclatura identirária que funde a antiguidade e a contemporaneidade, foram feiticeiros durante a vida material, malandros, capoeiristas, brincantes da cultura popular, podemos supor, e também bravos guerreiros e militantes que lutaram contra as injustiças sociais.