Quem é Joana D'Arc na macumba?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Joana d'Arc foi uma camponesa que teve participação relevante na Guerra dos Cem Anos, liderando as tropas de Carlos VII em conquistas importantes. Capturada pelos ingleses, foi julgada e condenada à morte na fogueira por bruxaria, sendo executada aos 19 anos de idade.

O rei francês não fez nada para salvar a vida daquela que colaborou para a vitória francesa em Orleans. As acusações contra ela eram baseadas em questões religiosas. Joana D'Arc foi acusada de bruxaria, heresia e possessão demoníaca, sendo condenada à fogueira. Em 30 de maio de 1431, ela foi morta.

Queimada na fogueira
Respeitada, convencida e seguida pelo rei e seus discípulos, Joana viu sua sorte mudar drasticamente logo depois. Em maio de 1430, ela foi capturada por soldados franceses aliados da Inglaterra, vendida aos ingleses e condenada por heresia à fogueira, onde morreu queimada.

Joana d'Arc foi uma camponesa que liderou tropas francesas durante a Guerra dos Cem Anos. Ela conquistou significativas vitórias para a França, quebrando um ciclo de derrotas desse país. Capturada pelos ingleses, foi julgada e condenada por bruxaria, sendo morta na fogueira aos 19 anos de idade.

Flávia Amaral: Na verdade, Joana d'Arc foi queimada como herege e não como bruxa. Sua condenação se deu em torno de dois pontos essenciais: em primeiro lugar, ela não aceitou a conclusão do Tribunal Inquisitorial, para quem suas visões eram ilusórias e obras do demônio.

Era branco, e nele estavam escritos os nomes de Jesus, Maria, e era orlada de seda”. Então, mesmo que Joana tivesse mais de um estandarte, o que está presente na pintura seria o de sua visão, devido ao material de seda branca da bandeira.

la pucelle d'Orléans

* A comuna em que nasceu Joana D'Arc inicialmente era chamada Domrémy, o nome foi alterado para Domrémy-la-Pucelle em função do apelido de Joana, la pucelle d'Orléans (a donzela de Orléans).

derrubava o cerco de Orléans – uma batalha-chave, que precipitou o final da Guerra dos 100 Anos.

30 de maio de 1431

Enquanto o fogo se espalhava por seu corpo e a plateia a chamava de “bruxa”, “mentirosa” e “blasfema", ela pronunciava suas últimas palavras, “Jesus! Jesus! Jesus”, até não conseguir dizer nada mais. Apesar de ter morrido como herege e bruxa, nos séculos seguintes, a história de D'Arc foi revisitada.

Exceto em assuntos de guerra, ela era simples e inocente.
Mas quando montava e liderava um exército para a batalha e quando discursava para os soldados, ela se comportava como o mais experiente capitão do mundo, como alguém que possuía a experiência de uma vida inteira.

30 de maio de 1431, Rouen, França

JUCESC : DARC - Documento de Arrecadação de Registro do Comércio.

Jovem camponesa que foi à frente de um pequeno exército para salvar a sua pátria; foi morta queimada viva e balbuciando os nomes de Jesus e Maria. Joana d'Arc, filha de camponeses, nasceu num vilarejo na França no ano de 1412.

maio de 1431

Há 590 anos, em 30 de maio de 1431, Joana D'Arc foi queimada numa fogueira.

Rouen, França

Ruão é uma cidade localizada na região histórica da Normandia, no noroeste da França. Uma das mais prósperas cidades do norte europeu na Idade Média, Ruão é, hoje, a capital da região francesa da Normandia e do departamento do Sena Marítimo.

Em 30 de maio de 1431, Joana d'Arc foi queimada viva em Rouen, após um julgamento manipulado pelos ingleses que queriam a todo custo acusá-la de heresia e feitiçaria. O alvo era o rei Carlos VII, da França, com quem estavam em guerra e que pretendiam desacreditar e abalar a moral das tropas francesas.

dia 30 de maio

O dia 30 de maio é aniversário de Santa Joana D'Arc - Rádio Câmara - Portal da Câmara dos Deputados.