Quem é Jesus no sacramento?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Cristo é sacramento pelo seu ser, por sua própria verdade ontológica, por sua presença entre os homens como filho de Deus; Cristo é sacramento pela sua atuação, pela totalidade de sua ação messiânica e salvadora que se manifesta ao longo de sua vida em suas palavras, atitudes e gestos: “Quem me viu, viu o pai” (Jo 14,9 ...

Instituída por Jesus Cristo na Última Ceia, a Eucaristia perpetua o sacrifício da cruz na Igreja ao longo dos séculos.

Os sacramentos são ritos de fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Os sacramentos simbolizam momentos de comunhão e confirmação da fé em Deus. São sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos.

Quem tem comunhão com Deus não semeia discórdia, separação e desunião. Quem tem comunhão com Deus rende-se ao Seu Espírito, é ele quem semeia, constrói e edifica a nossa unidade no corpo de Deus.

Dessa forma, o sacramento da Ordem é responsável pela consagração do sacerdote. Os sacerdotes do Antigo Testamento são prefigurações do Sumo e eterno Sacerdote que é Cristo. Lá eles ofereciam animais pelos pecados do povo. Com Cristo, ele mesmo é oferecido uma única vez, por todos os pecados da humanidade.

A graça sacramental revela o amor benevolente de Deus. Não é uma coisa, um objeto, mas uma relação (realidade) do amor de Deus que se dá. Ela é o gesto divino que, quando acolhido pelo ser humano, o resgata da escravidão do pecado e da morte, e lhe comunica uma nova forma de vida, participação do próprio ser de Deus.

O primeiro, inclusive, que recebemos é o do Batismo. Esse sacramento abre as portas para a nossa jornada de fé rumo à santidade. Contudo, vale destacar que os sacramentos, além de conferir a nós graças particulares, são fundamentais para que possamos desenvolver a nossa missão na Igreja e na sociedade.

2) Instituído por Jesus Cristo: Os Sacramentos foram instituídos por Cristo durante a sua vida mortal, deixando à Igreja o estabelecimento de seus ritos.

Retomando a expressão de São João («o Verbo fez-Se carne»: Jo 1, 14), a Igreja chama «Encarnação» ao facto de o Filho de Deus ter assumido uma natureza humana, para nela levar a efeito a nossa salvação.

Jesus e os Apóstolos foram ao Jardim do Getsêmani. Judas não foi com eles. Ele foi contar aos judeus onde Jesus estava. O Salvador pediu a Pedro, Tiago e João que fossem com Ele ao jardim e que esperassem enquanto Ele orava.

A palavra latina “sacramentum” significa, etimologicamente, algo que santifica (res sacrans) e equivale ao vocábulo grego “mysterion”, ou seja, coisa sagrada, oculta ou secreta. Portanto, “sacramento” foi a palavra escolhida em latim eclesiástico para traduzir “mysterion”.

A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego.

A Confissão é o único modo ordinário para obter o perdão dos pecados graves.

Para que fins instituiu Deus o Matrimônio? A união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

A Comunhão aumenta a nossa união com Cristo. Receber a Eucaristia na comunhão traz consigo, como fruto principal, a união íntima com Cristo Jesus.