Quem é hipertenso pode tomar cloreto de potássio?

Perguntado por: dcurado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

A suplementação de potássio possui efeito hipotensor em pacientes com hipertensão moderada, e estudos clínicos têm revelado que dietoterapia baseada em frutas, verduras e legumes ricos em potássio podem reduzir a pressão arterial, quando associada à redução de sódio na dieta.

Carnes, como hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha, charque; Miúdos, patês, sardinhas, anchova, bacalhau salgado; Picles, azeitona, aspargos, palmito em conserva; Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais.

Cloreto de Magnésio P.A. 33g - Pressão Alta - Hipertensão - Saúde Cardiovascular e Pressão - Saúde | BioVittare.

A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais. O diagnóstico toma por base exames de sangue para medir os níveis de potássio.

Vitamina C

Nutriente pode ser preventivo ou adjuvante no combate a hipertensão arterial. A pressão arterial elevada, ou hipertensão arterial, é um fator de risco importante para a doença cardiovascular.

“Os resultados combinados sugerem que o magnésio diminui significativamente a pressão arterial em indivíduos com resistência à insulina, pré-diabetes ou outras doenças crônicas não-transmissíveis”, concluíram os autores.

Todo mundo, e especialmente aqueles com pressão arterial elevada, deve comer uma quantidade generosa de frutas e legumes todos os dias, aconselha Dr. Willett. E para cobrir eventuais lacunas “ainda faz sentido para a maioria das pessoas tomar um multivitamínico para a sua complementação diária”, ele recomenda.

Além de evitar que os batimentos se tornarem irregulares, resultando na arritmia, o magnésio pode ser benéfico em casos de insuficiência cardíaca, uma vez que diminui o volume de sangue bombeado pelo coração a cada minuto.

Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

O álcool prejudica o controle da pressão arterial
O consumo excessivo de bebida alcoólica, claramente, eleva a PA e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas.

Pode sim. Não há contra-indicações.

O colágeno também contribui com a estrutura dos vasos sanguíneos, sendo um grande aliado na prevenção de doenças como a hipertensão.

A conclusão que se pode chegar é que realmente o magnésio é um grande benfeitor para o coração, trazendo benefícios para a prevenção e o tratamento de distúrbios, como o infarto agudo do miocárdio.

Quando os níveis de potássio estão abaixo do recomendado para o equilíbrio do organismo, o paciente é diagnosticado com a hipocalemia. O ideal é que o corpo humano apresente entre 3,6 a 5,2 mmol/L de potássio circulando no sangue. Abaixo desses indicadores, a hipocalemia já pode ser diagnosticada pelo médico.