Quem é gêmeos têm o mesmo DNA?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Gêmeos idênticos ocorrem quando um óvulo se divide logo depois de ser fertilizado, resultando em dois embriões com o mesmo DNA. Já os gêmeos fraternos resultam da fertilização de dois óvulos, o que pode ocorrer quando a mulher produz dois ou mais óvulos de uma vez.

Isso pode ocorrer quando uma célula se divide e comete um pequeno erro na replicação do DNA. Em média, gêmeos idênticos têm 5,2 dessas diferenças genéticas iniciais, descobriram os pesquisadores. Mas cerca de 15% dos pares de gêmeos idênticos têm mais diferenças genéticas, alguns deles até 100, disse Kari Stefansson.

O quimerismo é uma condição genética rara, que determina que o indivíduo possua dois tipos distintos de DNA em seu corpo.

De acordo com a doutora na fase fértil, as chances de gestação gemelar são pequenas, mas elas aumentam quando há casos na família da mãe, isto é, irmãos, tios, avós e irmãos dos avós maternos. “A chance de se ter uma gravidez gemelar está sim muito ligada a genética, principalmente do lado materno.

Não há dúvidas de que a genética tem um papel importante no nascimento de gêmeos, sobretudo de gêmeos dizigóticos (também conhecidos como bivitelinos ou fraternos).

Sem delongas, não, não é possível. Duas pessoas não podem ter o mesmo DNA. Nem mesmo irmãos gêmeos, como muitos de nós pensamos.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que permite fazer exame de DNA em parentes consanguíneos para comprovar suspeita de paternidade quando o suposto pai biológico estiver morto ou sem paradeiro conhecido.

No entanto, podem nascer três (trigêmeos), quatro (quadrigêmeos), cinco (quíntuplos), seis (sêxtuplos), sete (sétuplos) ou oito (óctuplos) filhos. Geralmente, o parto de gêmeos é a cesariana devido à posição dos bebês e eles podem nascer com diferenças de horas.

O DNA não é exceção. Os erros são pouquíssimos: é quase sempre abaixo de 1 erro por 100 mil. Isso dá uma possibilidade 99,99% de certeza*.

De acordo com Scarpelli, os exames de DNA têm 99,999% de certeza quando dão positivo.

As quatro bases nitrogenadas podem ter 64 diferentes combinações, existindo, portanto, 64 códons diferentes.

Teoricamente, irmãos do mesmo sexo poderiam nascer com o mesmo DNA, mas as chances de que isso ocorra seriam uma em 246 ou cerca de 70 trilhões de possibilidades. Na verdade, a probabilidade é ainda menor do que isso.

Até o momento, a fertilização in vitro que usa DNA de três pessoas foi aprovada apenas no Reino Unido. O procedimento foi feito no México, onde não existem regras ou leis que proíbam esse tipo de técnica.

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. A maioria dos genes está contida nos cromossomos.

A gestação gemelar ocorre de forma natural quando a mulher tem casos de gêmeos bivitelinos (diferentes) na família. O fator hereditário familiar tem relação direta com a gestação múltipla, sendo que a média de gravidez de gêmeos, ou mais, é de 1 a cada 80 gestações naturais.

Há mais chances de engravidar de gêmeos quando há histórico de gestação gemelar na família: verdade. Existem genes responsáveis pela concentração hormonal, e o histórico, principalmente da família materna, aumenta as chances de gestação gemelar.

Existe a possibilidade natural de ocorrer a gestação gemelar se um dos casais tiver casos de gêmeos bivitelinos (diferentes) na família, principalmente do lado materno. Isso faz com que a mulher tenha uma maior chance de liberar mais de um óvulo na mesma ovulação.

Médico disse que há 20 casos semelhantes registrados no mundo. Uma mulher engravidar de gêmeos de pais diferentes é uma gestação extremamente rara, segundo o médico Túlio Jorge Franco. Essa condição é chamada na medicina de superfecundação heteroparental.

Os gémeos falsos, bivitelinos ou dizigóticos, são os que provêm da fecundação simultânea de dois óvulos diferentes por dois gâmetas masculinos ou espermatozoides, também diferentes.

Quem possui gêmeos na família tem mais chances de engravidar de gêmeos – VERDADE. Sim, principalmente se o nível de parentesco for direto da mãe. Por exemplo, se ela tiver irmãs gêmeas, ou até mesmo ter tido filhos gêmeos, as chances de uma gravidez dupla são maiores.

Bonobos e humanos compartilham 98,7% do mesmo mapa genético, o mesmo percentual compartilhado pelos humanos com os chimpanzés, de acordo com o estudo.