Quem é Francisco Pierrini?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Francisco Pierrini, representante do consórcio ViaMobilidade, esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na manhã desta terça-feira (27).

Quem somos
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).

Os passagei- ros tiveram que desembarcar pelos trilhos. A Linha 4-Amarela, que é privatizada e opera- da pela concessionária ViaQuatro, não suportou a quantidade de pessoas e estações foram fecha- das.

Nos trens da Linha 4-Amarela, o controle é feito de modo remoto direto do CCO, localizado no Pátio Vila Sônia.

A Linha 4-Amarela foi a primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área, sendo o governo responsável por pouco mais de 70% da obra e a “iniciativa” privada pelo restante. Por conta disso, a operação também é privada, ficando a cargo da ViaQuatro, do Grupo CCR.

O Consórcio ViaMobilidade 8 e 9, formado pelo Grupo CCR e pelo Ruas Investimento e Participações S/A (ligado a empresas de ônibus da capital paulista), venceu o leilão de concessão de ambas as linhas no dia 20 de abril de 2021.

Foi também em São Paulo que o primeiro metrô do Brasil foi inaugurado. O planejamento foi iniciado em 1966, quando o então prefeito José Vicente de Faria Lima criou um grupo de trabalho para a contratação das empresas responsáveis por viabilizar o projeto.

O CCO – Centro de Controle Operacional – monitora e regula toda movimentação do sistema. De lá pessoas e modernos computadores controlam o desempenho e o intervalo entre os trens, a energia elétrica do sistema e supervisionam todas as estações e equipamentos da rede efetuando os ajustes quando necessário.

A privatização da BR Distribuidora, mencionada por Lula, foi concluída em 2019. Naquele momento, a empresa aumentou sua oferta na Bolsa de Valores, e a Petrobras reduziu a participação na subsidiária para 37,5%. Com isso, a estatal deixou de ser a acionária majoritária e a BR se tornou efetivamente uma empresa privada.

Conhecida pela cor amarela e por serem equipamentos pesados, a linha amarela é composta por diversas máquinas que auxiliam em processos como construção civil, agronegócio e terraplanagem.

O segundo lote de trens da Linha 4-Amarela está começando a chegar ao Brasil. Adquiridas pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha, as composições são fabricadas pela sul-coreana Hyundai Rotem, que está prestes a inaugurar sua fábrica no país em março.

Shanghai Maglev

Shanghai Maglev - China - 460 km/h
O trem mais rápido do mundo hoje está na China! É o Shanghai Maglev, transporte público, que utiliza levitação magnética ao invés das tradicionais rodas sobre trilhos de aço. A velocidade máxima do Shanghai Maglev é de 460 km/h.

Charles Pearson

Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 da manhã do dia 10 de janeiro de 1863. A linha, com extensão de seis quilômetros e meio, permitiu ligar a rua Farringdon à rua Paddington.

A Linha Amarela vai da Ilha do Fundão, onde fica o campus da UFRJ, na zona norte, à Barra da Tijuca, na oeste.

A 'Linha Amarela S.A. - LAMSA, é uma empresa concessionária do Rio de Janeiro, que administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade. A via expressa possui 17,4 quilômetros de extensão e liga a Ilha do Fundão à Barra da Tijuca, cortando diversos bairros das zonas Norte e Oeste.

Dentre os dados de maior importância está o resultado financeiro da companhia. No ano de 2021 a CPTM obteve lucro bruto de R$ 282 milhões, ante a um déficit bruto de R$ 215 milhões no ano anterior .

Pedro Moro

Nesta terça-feira (11/04), o presidente da CPTM, Pedro Moro, recebeu o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o secretário executivo, Manoel Marcos Botelho, para companharem as obras de melhoria da região da Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral.

A COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS - CPTM (“Com- panhia” ou “CPTM”) é uma empresa pública, formada por ações e de capital fechado, tendo como acionista controlador a Fazenda do Estado de São Paulo.