Quem é este que até os ventos obedecem?

Perguntado por: lveiga2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? - Mt 8,23-27. Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

Neste relato Jesus e os discípulos foram mar adentro ao término de um dia de trabalho. Há uma forte tempestade que é acalmada por Jesus e uma vez mais os discípulos perguntam-se quem é Jesus. O mar é uma ameaça para aqueles/as que tentam atravessá-lo numa barca pequena.

O Senhor não estava naquele vento impetuoso, naquele vento forte, naquela ventania. Na nossa vida existem muitos ventos, aquilo que vai e que vem, provocando agitações por onde passa. O nosso coração, muitas vezes, está tomado pelas agitações da vida, e Deus não se encontra em um coração agitado nem numa vida agitada.

Tenha paciência para agir com sabedoria. Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível.

O que deveriam fazer? Mardoqueu disse que Ester deveria falar com o rei e pedir que ele salvasse a vida do povo judeu. Disse que Ester tinha uma missão especial a cumprir. Talvez ela tivesse sido escolhida como rainha a fim de salvar o povo que acreditava em Jeová.

Daí vem a pergunta dos discípulos: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”. A resposta não pode ser outra a não ser: É o Cristo, o Filho de Deus! Sendo plenamente homem, Ele dormiu no barco; mas sendo plenamente Deus, Ele acalmou a tempestade.

Ele te convida a atravessar esta vida para chegar a eternidade. Durante a travessia haverão tempestades. Se tua fé não estiver firmada naquele que tem poder de controlar os ventos e acalmar as ondas, o barco da vida naufragará, não chegará ao destino, o outro lado indicado por Jesus.

Jesus e Seus discípulos estavam num barco no Mar da Galileia e Jesus adormeceu. O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água. Os discípulos ficaram com medo, achando que o barco iria afundar. Então acordaram Jesus e pediram-Lhe ajuda.

A tempestade expõe nossa imperfeição e vulnerabilidade. Mas também nos ensina preciosas lições. É nos temporais mais impetuosos que somos capazes de compreender as manifestações mais profundas sobre o poder e o amor divino.

Esse acontecimento, onde Jesus acalma a tempestade, aparece nos 3 Evangelhos Sinópticos: Mateus 8:23-27, Marcos 4:35-41 e Lucas 8:22-25. Podemos ver, nesse relato, que Jesus tem poder para nos salvar de todas as tempestades repentinas da vida, nos trazendo segurança, tranquilidade e paz.

Em Marcos 4, Jesus começa contando a parábola do semeador. É um ensino poderoso e expõe os princípios espirituais da pregação do Evangelho. A semente e o semeador são os mesmos a prosperidade de cada semente está diretamente ligada a terra em que são cultivadas.

O sino dos ventos é símbolo de proteção espiritual para você e para seu lar, por isso, veja nossas dicas. O sino dos ventos também é conhecido como o senhor dos ventos ou sinos de vento, é usado para melhorar a energia do ambiente através do vento.

Ventos são movimentos de massas de ar de áreas com pressões atmosféricas mais altas com direção às mais baixas, variando de acordo com altitude, relevo e localidade. Ventos são importantes para a dinâmica natural do planeta, a qual envolve o clima, relevo, formação de chuvas, entre outros fatores.

O vento devido a sua natureza agitada é um símbolo de vaidade, instabilidade e de inconstância. Mitologicamente é uma força elementar que pertence aos Titãs, representativa da sua violência e sua cegueira. Por outro lado, simboliza também o sopro e o influxo espiritual de origem celeste.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

Nele aprendemos que em determinados momentos o povo de Deus sofre intensas perseguições de seus inimigos, porém Deus preserva o seu povo durante os períodos difíceis. No livro de Ester também aprendemos que, como povo escolhido do Senhor, devemos exaltá-lo por todas as suas maravilhas.

O que podemos aprender com Ester sobre a liderança

  1. Posição. Ester usou sua posição para o bem, não para fazer o que queria ou manipular as pessoas. ...
  2. Tempo. Ester foi escolhida para um tempo específico – e isso faz toda diferença. ...
  3. Oração e jejum. ...
  4. Coragem. ...
  5. Obediência.

Ester estava disposta a morrer pela causa dela. Se isso não a torna uma mulher super impressionante, não sabemos o que mais a tornaria! Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.