Quem é Elcana na Bíblia?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Pai de Samuel (1 Sm 1.1 a 23 – 1 Cr 6.27,34). Ele viveu no tempo de Eli, e era casado com duas mulheres – uma delas, chamada Ana, em resposta às suas orações, teve um filho ao qual foi dado o nome de Samuel. 3. Um levita, que deve ser o mesmo que 1, e um dos primitivos antepassados de 2 (1 Cr 6.23).

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

Alguns comentaristas sugerem que pelo fato de Ana ser a esposa amada, era provável que ela fosse a primeira esposa de Elcana. Se isso estiver correto, então talvez ele tenha se casado com Penina para poder ter filhos após perceber que Ana era estéril. De fato, Penina deu filhos e filhas a Elcana (1 Samuel 1:2).

O voto que Ana fez à Deus foi um voto muito forte. Ao dizer que ela daria seu filho a Deus todos os dias de sua vida, queria dizer que se ela viesse a conceber um filho, ele pertenceria totalmente a Deus. Seria como dizer: “Deus, dá-me a oportunidade de dar a luz para um filho que será seu, não meu”.

A capacidade que Penina tinha de ter filhos pode ter feito com que a incapacidade de Ana parecesse ainda mais desoladora. Explique-lhes que Elcana e sua família viajavam anualmente a Siló para adorar e oferecer sacrifícios. Siló era o local em que o tabernáculo, ou “a casa do Senhor” (I Samuel 1:7), estava localizado.

Consta que durante os dias de sacrifício anual ao Senhor, Ana se pôs a orar e chorar no templo e sentindo-se humilhada por não conseguir gerar filhos fez um voto com Deus, prometendo que seu filho seria criado diante do Senhor servindo no templo.

Samuel

Samuel, é uma figura que, nas narrativas da Bíblia hebraica, desempenha um papel fundamental na transição do período dos juízes bíblicos para a instituição de um reino sob Saul, e novamente na transição de Saul para David. Ele é venerado como profeta por judeus, cristãos e muçulmanos.

1:4,5 para Penina ele dava uma porção. - mas para Ana Ele dava porção dobrada. - dar porção dobrada para quem não gera. - é investir na graça.

Elcana teve relações sexuais com sua esposa Ana, e o SENHOR lembrou-se dela respondendo favoravelmente à sua oração. Depois, levantando-se de madrugada, adoraram perante o Senhor e, voltando, foram a sua casa em Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.

Penina: Significa “pedra preciosa”, "pérola". Tem origem no hebraico Peninnah, que quer dizer “pedra preciosa”, "pérola". Devido a isso, simboliza preciosidade, pureza e feminilidade. É nome de um personagem bíblico mencionado no livro de I Samuel no Antigo Testamento.

3Todos os anos Elcana subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR dos Exércitos, em Siló, onde os dois filhos de Eli: Hofni e Finéias, serviam como sacerdotes do SENHOR.

6 E a sua rival excessivamente a airritava, para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha fechado a madre. 7 E assim o fazia ele de ano em ano; sempre que ela subia à acasa do Senhor, a outra assim a irritava; pelo que chorava, e não comia.

“Iahweh visitou a Ana, e ela concebeu e deu à luz três filhos e duas filha. E o Jovem Samuel crescia diante de Iahweh. (1Sm 2,21) Bíblia de Jerusalém.

Neles encontra-se registrada a história de Ana, uma mulher que sofria muito por não ter filhos, uma vez que a outra esposa de seu marido os tinha. A esterilidade de Ana é revertida após ela orar a Deus, e prometer-lhe entregar o filho que viesse a ter ao serviço religioso.

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.