Quem é Eduard Huet Qual a importância dele para a história da Educação de surdos?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Huet era surdo e foi o fundador do Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. A sua didática adotou modelos de aprendizagem com uso de língua de sinais. Valorizados os surdos responderam satisfatoriamente.

Em 1864, Edward Gallaudet, filho de Thomas, fundou a primeira Universidade Nacional para Surdos, em Washington, a Universidade Gallaudet, referência mundial no ensino de surdos em nível superior e a primeira que tinha como língua de instrução a língua de sinais.

A partir do momento que a primeira escola de surdos no Brasil 1857 foi criada, Ernest Huet usava uma metodologia francesa. Por esse motivo, a maior parte dos ensinamentos de Huet tinham suas referências na Língua de Sinais Francesa.

Huet era surdo e foi o fundador do Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. A sua didática adotou modelos de aprendizagem com uso de língua de sinais. Valorizados os surdos responderam satisfatoriamente.

Conhecido como o “pai dos surdos”, Charles Michel de l'Épée (1712-1789) foi de suma importância na França, inclusive fundou o Instituto Nacional de Surdos-Mudos.

Huet

Um pouco de história
O atual Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês E. Huet, tendo como primeira denominação Collégio Nacional para Surdos-Mudos. Em junho de 1855, E.

Lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos completa 19 anos. A Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no dia 24, 19 anos.

1º de janeiro de 1856

O novo estabelecimento começou a funcionar em 1º de janeiro de 1856, mesma data em que foi publicada a proposta de ensino apresentada por Huet.

- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.

Nesse contexto o professor se torna mediador do conhecimento, com o intuito de melhorar a escrita fragmentada dos surdos, usando como estratégia pedagógica. Portanto, os docentes necessitam despertar nos alunos surdos a compreensão da função social da escrita como meio eficiente de comunicação interpessoal.

Como foi visto o Intérprete de Libras atua como mediador entre o aluno surdo e o professor. Seu papel em sala de aula é traduzir da Língua Portuguesa para a Língua de Sinais. Ele deve estar atento na hora de transferir o conteúdo e dúvidas, possibilitando a participação do aluno em todos os contextos.

Eduardo Huet, professor surdo francês com experiência de mestrado e cursos em Paris, chega ao Brasil sob beneplácido do imperador D. Pedro II com a intenção de abrir uma escola para pessoas surdas.

Pedro Ponce de Leon

O monge beneditino Pedro Ponce de Leon (1510-1584), na Espanha, estabeleceu a primeira escola para surdos em um monastério de Valladolid, inicialmente ensinava latim, grego e italiano, conceitos de física e astronomia aos dois irmãos surdos, Francisco e Pedro Velasco, membros de uma importante família de aristocratas ...

A primeira experiência educacional com surdos foi desenvolvida pelo monge beneditino Pedro Ponce de Leon (1510-1584), sendo reconhecido como o primeiro professor de surdos, ao desenvolver um alfabeto manual que auxiliava os mesmos a soletrar as palavras.

Ainda adolescente, Huet falava português e alemão (além do francês). Com a idade de apenas 12 anos, Ernest teve sarampo e, devido a essa enfermidade, acabou ficando surdo.

Podemos dizer que teve seu início a partir do segundo império. Através de um convite do imperador Don Pedro II ao francês Ernest Huet, que trouxe a Língua de Sinais francesa e implantou a Língua Nacional de Sinais. A nossa Libras de hoje naquele tempo se chamava assim.

A educação formal de surdos foi principiada no Brasil em 1857, com a fundação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, por E. Huet, surdo e professor francês.

Thomas H. Gallaudet, junto com Clerc fundou em Hartford, 15 de abril, a primeira escola permanente para surdos nos Estados Unidos, “Asilo de Connecticut para Educação e Ensino de pessoas Surdas e Mudas”.

No Brasil, a história da educação de surdos iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, hoje atual Instituto Nacional de Educação de surdos - INES, fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo francês E. Huet, que veio ao Brasil a convite do Imperador D.

No Brasil, o processo histórico da educação dos surdos teve início em 26 de setembro de 1857, durante o período imperial, no reinado do Imperador D. Pedro II, por meio do Decreto Imperial n. 839, com a fundação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (I.I.S.M.) sediado no Rio de Janeiro.