Quem é Edom nos dias de hoje?

Perguntado por: ajordao6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Edom era um reino baseado no território ao sul e a leste do Mar Morto, cobrindo partes do Israel e Jordão dos dias modernos.

10 Estes são os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú. 11 E os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, e Gaetã, e Quenaz.

Quando Jerusalém foi capturada, o povo de Edom se recusou a ajudar o povo de Judá e regozijou-se com seu infortúnio, pilhou seus bens deixados para trás e entregou o povo aos babilônios (ver Obadias 1:11–14). Obadias previu a ruína que aguardava o povo de Edom devido à sua crueldade com Judá.

Obadias profetizou a destruição dos edomitas, uma consequência de seu orgulho e dos maus-tratos contra os israelitas. Ele também profetizou sobre a restauração de Israel e de pessoas que se tornariam salvadoras no Monte Sião.

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã. Não tão cedo, mas não depois do século IX, o culto de Yahweh foi introduzido no território e na cultura israelita.

Os edomitas eram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e filho de Isaque. Eles são assim chamados porque o termo Edom é aplicado a Esaú. A palavra Edom vem de um termo hebraico que faz referência à cor vermelha. A origem do termo Edom aplicado a Esaú e consequentemente aos edomitas, é debatida entre os intérpretes.

Significado de Edomita
substantivo masculino e feminino Pessoa dos edomitas. substantivo masculino plural Antigo povo, descendente de Esaú, que vivia a sudeste do Mar Morto.

Vermelho. Foi este o nome dado a Esaú por motivo da cor vermelha da sopa de lentilhas, pela qual ele vendeu a Jacó o seu direito de primogenitura (Gn 25.30 - 36.1).

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia. É um lugar cercado por vales, o que constrói um cenário único para as pessoas que vivem na cidade e visitam a região.

25:22) deram origem ao povo árabe (Esaú) e ao povo de Israel (Jacó). A história bíblica é bem conhecida de todos.

A palavra Edom significa vermelho ou avermelhado. Esta foi uma descrição apropriada do lugar de Edom, mas também uma descrição apropriada para Esaú. Na vida de Esaú, ele estava ligado às coisas vermelhas.

Obadias profetizou sobre a destruição dos edomitas, que eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó.

Então vejamos: OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.

Esaú Se traduzirmos literalmente, Esaú significa "homem cheio de pelo", mas o nome também está associado com "aquele que age", o que se encaixa perfeitamente na história do protagonista.

De Zelfa, serva de Lia, Jacó tem dezesseis descendentes, sendo que a neta Sera é contada (Gn 46,18). De Raquel, Jacó ganha catorze filhos (Gn 46,22) e de Bela, serva de Raquel, sete (Gn 46,25). São, ao total, setenta descendentes, mais Dina.

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom - os edomitas - seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).

De acordo com o Talmude babilônico, Esaú foi morto por Husim, filho de Dã, filho de Jacó, porque Esaú obstruiu o sepultamento de Jacó na caverna de Macpela.

Os hebreus são também chamados de israelitas ou judeus e, portanto, os antepassados dos judeus. Os hebreus se diferenciam dos outros povos da antiguidade pois eram os únicos povos monoteístas.

Segundo a Bíblia, os filisteus teriam se originado de Casluim, o qual teria sido um dos filhos de Mizraim, patriarca dos egípcios, e neto de Cam.