Quem é dono dos pedágios?

Perguntado por: dmello8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Grupo CCR
AcionistasSoares Penido (15,05%) Mover (14,86%) Itaúsa (10,33%) Votorantim (10,33%) BlackRock (5,07%)
Valor de mercadoR$ 21,49 bilhões (2023)
AtivosR$ 50,54 bilhões (2022)
LucroR$ 4,13 bilhões (2022)

Pra onde vai o dinheiro do pedágio? Boa parte do dinheiro recolhido vai para a conservação das estradas e investimentos em infraestrutura de segurança aos motoristas, com guinchos e atendimento de primeiros socorros, por exemplo.

Os acionistas controladores da CCR são o Grupo Andrade Gutierrez 14,86%, Grupo Camargo Corrêa 14,86% e Grupo Soares Penido 15,05%.

A média salarial para Arrecadador de Pedágio no Brasil é de R$ 1.290,00.

Portanto, o dinheiro que é arrecadado nos pedágios tem a finalidade de manter e melhorar as rodovias e condições de tráfego. Além disso, elas devem oferecer serviços básicos aos motoristas, como primeiros socorros, telefone para ligações de emergência a cada quilômetro e guincho.

Estado de São Paulo tem a maior quantidade de praças de pedágio! Os pedágios no Brasil ao todo são 58 concessionárias que cuidam de 19.031 de km de rodovias. Atualmente no estado de São Paulo existem cerca de 13 concessionárias que mantém as rodovias paulistas entre privadas e federais.

Um pedágio ou portagem é um direito de passagem pago mediante taxa ou tarifa (preço público) a autarquia ou concessionária delegada, respectivamente, para ressarcir custos de construção e manutenção de uma via de transporte.

Caso o boleto não seja liquidado, o motorista é multado. Outras fazem o motorista assinar uma declaração de dívida (assumindo que não pagou o pedágio) e que se compromete a fazer o pagamento em até cinco dias úteis. Basta então procurar o banco e realizar um depósito identificado na conta da concessionária.

Não há normas que proíbam e nem obriguem das concessionárias de disponibilizar a opção de pagar com cartões de crédito. Portanto, qualquer outro meio de pagamento é liberalidade da concessionária — só faz quem quer.

No cargo de Operador de Pedágio se inicia ganhando R$ 1.081,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.278,00. A média salarial para Operador de Pedágio no Brasil é de R$ 1.165,00. A formação mais comum é de Ensino Médio (2º Grau).

O Grupo CCR é uma das maiores empresas de concessão de infraestrutura e mobilidade da América Latina. Fundado em 1999, com atuação nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, o Grupo CCR é referência nacional e internacional.

O estado com o pedágio mais caro do Brasil é São Paulo, na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e Rodovia Anchieta (SP-150). O valor cobrado para carros, por exemplo, é de R$ 33,80.

Fique por dentro!

  • Via Lagos (R$ 15,00/100 km) O cálculo que se faz para mensurar o preço de um pedágio é aproximado. ...
  • Bandeirantes e Anhanguera (R$ 17,00/100 km) ...
  • Rio-Teresópolis (R$ 22,00/100 km) ...
  • Castelo Branco e Raposo Tavares (R$ 24,00/100 km) ...
  • Sistema Anchieta-Imigrantes (R$ 34,00/100 km)

não considerando os preços de cada categoria. a gente chegou no valor total de 53000 R$485. arrecadados por dia.

Hoje um Atendente de Pedágio ganha em média R$ 1.512,20 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Desde às seis horas do 2 de fevereiro de 1948, que o motorista paga pedágio para ir à Baixada Santista. A inauguração do serviço foi um evento, onde compareceram o governador Adhemar de Barros e outras autoridades. O pedágio surgiu depois de um pouco mais de oito meses da inauguração parcial da estrada.

Como as motos são veículos muito leves, provocam desgaste menor nas estradas. Aliás, é possível dizer que tal desgaste é mínimo – ou quase inexistente se comparado ao provocado pelos caminhões. Assim, o pedágio pago pelos motociclistas costuma ser uma fração do valor pago pelos veículos maiores.

Compartilhar: Ficam isentos do pagamento de tarifa de pedágio nas rodovias estaduais os veículos cujo proprietário possua residência permanente ou que explore atividade profissional no município em que se localizar a praça de pedágio.

Na categoria de tags pré-pagas, a grande vencedora é a tag Zul+, por oferecer um plano sem mensalidade e com a maior diversidade de meios de pagamento do mercado. Atualmente, é a melhor opção para quem viaja pouco. Já na categoria das tags pós-pagas com mensalidade, a empresa vencedora é a Sem Parar.

Em alguns países europeus, como a França e a Itália, os pedágios são obrigatórios em muitas das principais rodovias, enquanto em outros países, como a Alemanha, a maioria das estradas é gratuita.

Procura uma alternativa sem pedágios? Não tem problema. Sempre que uma rota gratuita estiver disponível, o Maps irá mostrá-la como uma opção. Quem quiser fazer um percurso totalmente sem cobranças, basta selecionar a opção 'Evitar pedágios', disponível ao tocar nos três pontos do canto superior direito da tela do app.