Quem é dono do bondinho?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 26 de abril de 2023
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O Grupo Iter, holding que administra o Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e o Parque do Caracol, em Canela (RS), está lançando a Travel Activities Holding (TAH).

O Bondinho Pão de Açúcar, primeiro teleférico do país e o terceiro do mundo, completa nesta quarta-feira (27) 109 anos tendo sua história conectada à cidade do Rio de Janeiro desde a fundação, em 1912.

Para construir o teleférico, foram necessário mais de 400 operários-escaladores, cada um subindo com algumas peças para os topos dos morros da Urca e do Pão de Açúcar para que fossem montadas. Um guincho auxiliou na subida dos cabos de aço.

bondinho do Pão de Açúcar

O bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, marca presença na lista. O passeio de 4,4 quilômetros conecta duas montanhas gigantescas. Leva os passageiros a 436 metros acima do chão - essa é a maior altura de um bondinho no mundo.

Dos aproximadamente 4.000 bondes auto propulsados (movidos à gasolina ou à eletricidade) sem contar os cerca de 2.000 reboques ou bondes a burro que também operaram nas cidades brasileiras, quase nada restou.

A forma desses recipientes era semelhante ao morro existente no Rio de Janeiro, principal porto de onde saíam as exportações de açúcar; por essa semelhança e analogia foi dado o nome àquele penhasco: Pão de Açúcar, que é a forma, historicamente mais aceita.

Quanto custa o ingresso para o Pão de Açúcar? Há três tipos de ingresso: Carioca Maravilha (para nascidos e residentes no Grande Rio): inteira R$ 80, meia R$ 40. Bilhete Bondinho (para visitantes de fora do Grande Rio): inteira R$ 140, meia R$ 80.

Para aproveitar bem o passeio acredito que entre 2h 30 min e 3 horas é suficiente, pois levará alguns minutos para embarcar nos bondinhos e poder desfrutar da vista de lá que é maravilhosa em dias ensolarados.

Anteriormente, 65 pessoas, no máximo, poderiam viajar dentro de um mesmo bonde. A partir desta sexta, apenas 32 visitantes fazem os passeios. A empresa anunciou nesta noite medidas para a prevenção do coronavírus.

Morro da Urca

O Pão de Açúcar é composto por dois morros, o morro mais baixo é o Morro da Urca. Desde 1973 o conjunto dos dois morros é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial e paisagem cultural Urbana.

O bondinho completa 111 anos em 2023 e o aniversário do Bondinho é um evento muito aguardado e celebrado pelos cariocas e turistas, que aproveitam a ocasião para conhecer ainda mais sobre essa incrível atração turística do Rio de Janeiro.

O valor total da obra está previsto em cerca de R$ 214,863 milhões. O projeto executivo tem valor de R$ 3,340 milhões, enquanto o canteiro de obras deverá somar um investimento de R$ 383 mil.

Quanto tempo dura o passeio do Pão de Açúcar? O tempo médio para visitar o Pão de Açúcar é de mais ou menos duas horas, contando subida, permanência lá em cima e descida. Mas quem deseja fazer uma das experiências complementares, que duram uma hora e meia, deve dedicar pelo menos três horas e meia para o passeio.

Tudo começou em 1908, nas festas de comemoração dos 100 anos da abertura dos portos cariocas por Dom João VI. O engenheiro Augusto Ferreira Ramos teve a idéia de construir um “caminho aéreo” entre os morros da Baía de Guanabara para alavancar o turismo no Rio de Janeiro.

Por Editoria Férias Brasil O teleférico que leva à Serra de São Domingos é considerado o maior do país, com percurso de 1.500 metros e torres que chegam a 20 metros de altura.

16 km/

A velocidade dos bondinhos é de 16 km/h e há uma distância de 97 metros entre cada um deles. Em cada uma das cabines, é possível entrar seis pessoas; sendo assim, as cabines podem transportar juntas 282 pessoas. O passeio dura em média 30 minutos, sendo 3250 metros percorridos.

O teleférico do conjunto de favelas do Alemão, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, parado desde outubro de 2016, deve voltar a funcionar no início do segundo semestre de 2023.

Em março de 1968 foi a última vez que um bonde atravessaria a cidade de São Paulo por aqueles trilhos. Não poderia, depois de tantos anos de uso, deixar de compartilhar aquele momento.