Quem é do Paraná é gaúcho?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pode parecer estranho atualmente essa pergunta, afinal, paranaenses são os habitantes do Paraná, e gaúchos, os habitantes do Rio Grande do Sul. Mas historicamente, nem sempre foi assim.

Porto Alegre: a capital de todos os gaúchos.

Por que os paranaenses são chamados de pé vermelho? - Quora. A terra vermelha do Paraná, molhada, gruda feito cola.

“O ideal de Rio Grande do Sul se reporta ao século XIX, quando os primeiros memorialistas começam a narrar que lugar é esse, e aí vai se criar todo um mito de quem é o gaúcho, que aqui no Rio Grande do Sul não tem traços negros e indígenas, ele é um homem branco do campo.

Diz-se de ou habitante dos campos do Rio Grande do Sul ou das pampas da Argentina que, descendendo de europeus e de índios, se dedica à criação de gado vacum e cavalar.

O adjetivo pátrio oficial para quem nasce em Curitiba é “curitibano”, como afirma o Michaelis.

Argentina

Segundo Éric Vargas, professor de História e Filosofia em artigo publicado pela Unisinos , “o primeiro registro de 'gaúcho' surgiu em Santa Fé (atual Argentina) em 1617, quando 'moços perdidos', vestidos ao estilo dos charruas, com botas de garrão de potro, chiripá e poncho, assaltavam as estâncias de gado”.

O termo "gaúcho" refere-se tanto à população do Rio Grande do Sul como a um "tipo" social específico originário do Pampa, na região de fronteira com Uruguai e Argentina.

Tri: Legal, muito
Para o gaúcho, tri não é apenas três vezes. É uma expressão que, sozinha, significa legal. Já se for acompanhada de um adjetivo, quer dizer muito. Quem nunca ouviu a expressão “Tri legal” no Rio Grande do Sul?

Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”

Mais da metade (52%) dos gaúchos tem uma ancestral indígena, 37% são descendentes de europeus e apenas 11% de africanos.

Normalmente, quem é de Curitiba jura de pé junto que o curitibano não tem sotaque. Mas, apesar de muitos de nós acreditarmos piamente que não existe variação em nosso jeito de falar quando comparado às demais regiões brasileiras, a verdade é que existe sim um sotaque curitibano típico e bem marcante.

Sapopema, uma cidade

Sapopema. Para concluir a lista de cidades do Paraná mais bonitas, conheça Sapopema, uma cidade incrível quando o assunto são paisagens naturais. Uma das principais atrações é o Pico Agudo, que fica a 1.200 metros de altura e oferece atividades de ecoturismo em todo o seu complexo.

No Paraná, Maringá (3º lugar) e Curitiba (5º lugar) reafirmaram o posto que já tínhamos visto no Ranking Geral, enquanto Ponta Grossa apareceu na 35ª posição (1826895 pontos).

O que antes era visto como discriminação, hoje é motivo de orgulho de quem vive na região. A cor vermelha é resultado da decomposição das rochas balsâmicas encontradas no solo de algumas regiões do estado. A terra, quando entra em contato com a pele, tinge o de vermelho o que deu origem a expressão paranaense.

A palavra Paraná tem origem no guarani, e significa rio caudaloso. Com o programa de imigração européia, foram trazidos alemães, poloneses e italianos para o estado.

Que sotaque o que? Curitibanos acreditam que não tem sotaque, mas tem e muito. Diga para um Curitibano falar leiTE quenTE que você vai perceber rapidinho. Ao contrário do que muitos pensam é diferente do sotaque gaúcho e catarinense.

Prenda. É como os gaúchos chamam suas mulheres.

Eles eram totalmente livres e não respeitavam leis nem regras, andavam sempre armados, sendo corajosos e destemidos. A palavra “Gaúcho” vem da língua indígena Quechua, e significa “filho de mãe indígena com um forasteiro”, ou seja, o Gaúcho é uma mistura dos povos Indígenas, Portugueses, Espanhóis e outros.