Quem é diabético pode comer melancia?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para começar o conteúdo dando a resposta, sim, quem é diabético pode comer melancia! Esta fruta apresenta apenas 30 calorias a cada 100 gramas e, além de tudo, contém nutrientes necessários para a dieta de qualquer pessoa, principalmente dos diabéticos.

Portanto, frutas secas ou em calda, geléias e sucos (principalmente artificiais) devem ser evitados – ou ter seu consumo controlado – pelos diabéticos, pois são variações que trazem um nível mais elevado de açúcar em sua composição.

Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:

  • Goiaba:
  • Abacaxi:
  • Limão:
  • Morangos:
  • Abacate:
  • Pêssego:

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Veja quais são as cinco frutas com maiores taxas de glicose

  • Banana.
  • Ameixa preta.
  • Caqui.
  • Manga.
  • Mamão.

Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas !

Uma fatia média de melancia tem 17 gramas de açúcar. Uma fatia de tamanho médio de melão tem apenas 5 gramas de açúcar e apenas 23 calorias.

72

A melancia tem um índice glicêmico (IG) de cerca de 72. Qualquer alimento com um IG de 70 ou superior é considerado um IG alto. No entanto, a Defeat Diabetes Foundation aponta que devido ao alto percentual de água na fruta, a melancia tem uma baixa carga glicêmica de 5 em uma porção média de 120 gramas (g).

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Outros alimentos sem açúcar

  • Carne, peixe e ovos: fontes de proteína e naturalmente sem açúcar;
  • Azeite, óleos e margarina: são quase exclusivamente compostos por gordura e, por isso, sem açúcar.
  • Adoçantes: estévia, xylitol, aspartame, sacarina, entre outros4

A resposta é: sim! Diabéticos podem comer ovo. E não é só isso: o alimento pode, inclusive, ajudar muito no controle da doença.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

1 – Suco detox com couve, limão e pepino
As fibras ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, pois retardam a absorção de carboidratos.

Alimentos que devem ser evitados
Frutas secas: tâmaras, figos, damasco, uva passa, ameixa; Cereais matinais que contém açúcar. Embutidos: salame, mortadela, presunto, salsicha.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo). Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho).

Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.

A lista dos alimentos de alto índice glicêmico (absorvidos rapidamente pelo organismo), ou seja aqueles que devem ser evitados, inclui o açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, etc.

Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.