Quem é deus no Yoga?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Shiva

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem. Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.

Acredita-se que esse ser divino, visitava a Terra em sua forma humana de um sábio yogi, sua personalidade calma e positiva, inspirou seus seguidores a continuar praticando seus ensinamentos, por esse motivo, é considerado o criador da Yoga e também, um modelo para seus praticantes.

Patanjali

Existem evidências de que os primeiros rudimentos das posturas de ioga surgiram na civilização do Vale do Indo, no atual território paquistanês, por volta de 2000 a.C. Porém a primeira forma organizada de ioga surgiu com o sábio Patanjali, que, por volta de 200 a.C., escreveu o clássico Ioga Sutra.

A ioga melhora o condicionamento físico
De acordo com Harvard, há evidências de que as pessoas que praticam a atividade têm mais força, resistência muscular, flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório do que as que não praticam.

Embora o Yoga apresente práticas religiosas – presença de rituais, adoração a deuses e código de conduta similar aos mandamentos -, há algo que o distingue da religião de forma profunda: a busca pelo autoconhecimento.

A Filosofia. A disciplina está relacionada com a ética moral, seguindo os princípios: Não-violência (ahimsa): em pensamentos e ações. O desejo de não fazer mal a si próprio e a outro ser nasce do impulso de unificação e de transcendência do ego, o qual vive, caracteristicamente, em guerra consigo mesmo.

Podemos definir o Yoga como um conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais indianas, responsável por fundamentar a antiga civilização da índia.

Os oito passos do Yoga Sutra são: yama; niyama; asana; pranayama; pratyahara; dharana; dhyana; e samadhi. Como ensinam os pesquisadores ouvidos neste artigo, o yama diz respeito a tudo aquilo que devemos evitar para avançar no caminho.

Shiva possui um jarra d'água na cabeça, uma representação do rio Ganges, na Índia, e o poder do elemento.

As escrituras védicas, consideradas sagradas no hinduísmo, enaltecem que Shiva possui o pescoço azul por ter bebido um oceano de veneno para que não prejudicasse ninguém ao seu redor.

Esse animal era um elefante. Shiva amarrou a cabeça do elefante ao corpo do menino e o trouxe de volta à vida. O Senhor Ganesha tornou-se o símbolo da superação de obstáculos e sabedoria por meio de atos de escuta e reflexão sobre os problemas.

Sânscrito

O Sânscrito, esta língua antiquíssima nascida na Índia, é a porta de entrada para a vasta cultura deste subcontinente composta pelo yoga, ayurveda, literatura, música, história, filosofia, religião, entre outras áreas.

A Yoga tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, realizando exercícios que auxiliam no controle da ansiedade, dores no corpo e estresse. Para ter todos os benefícios que ela proporciona, é preciso que as práticas sejam feitas regularmente e de preferência com ajuda de profissional.

A palavra yoga tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal, e sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”.

O yoga surgiu há mais de 5.000 anos e reúne a sabedoria e os conhecimentos indianos. Ao contrário do que muitos acreditam, o yoga não se trata exatamente de uma atividade física. Ele é, na realidade, uma filosofia de vida, que prega a busca do autoconhecimento e o despertar da consciência.