Quem é de Santa Catarina e gaúcho?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil

SiglaAdjetivo pátrio
SUL
Rio Grande do Sul(RS)gaúcho, rio-grandense-do-sul
Santa Catarina(SC)catarinense, barriga-verde (não é pejorativo)
Paraná(PR)paranaense, paranista (usado no Sul) e tingui

É denominado gaúcho o indivíduo dedicado às áreas pastorais do sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Embora seja usado em todo o Rio da Prata e no Brasil em geral, não há certeza absoluta sobre a origem da palavra gaúcho.

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.

As diferenças entre catarinenses e gaúchos são minimas, pelo menos do ponto de vista de um não nativo desses estados, mas as características regionais e a proximidade dos estados os tornam bastante semelhantes. Mas lembre-se que diferenças culturais existem inclusive dentro de estados.

O termo "gaúcho" refere-se tanto à população do Rio Grande do Sul como a um "tipo" social específico originário do Pampa, na região de fronteira com Uruguai e Argentina.

Os habitantes naturais do Rio Grande do Sul são denominados comumente gaúchos, ainda que outros termos, como sul-riograndenses, riograndenses-do-sul ou simplesmente riograndenses também sejam usados.

Hoje em todo Brasil, Gaúcho é usado como sinônimo de sul-riograndense, mas o seu significado ultrapassa as fronteiras do estado do Rio Grande do Sul:, denominando também todas as pessoas que cultuam as tradições do folclore gaúcho por esse Brasil a fora.

A palavra “Gaúcho” vem da língua indígena Quechua, e significa “filho de mãe indígena com um forasteiro”, ou seja, o Gaúcho é uma mistura dos povos Indígenas, Portugueses, Espanhóis e outros.

O adjetivo pátrio oficial para quem nasce em Curitiba é “curitibano”, como afirma o Michaelis.

Prenda: Mulher gaúcha
Em terras gaúchas, a mulher é a prenda e o homem é o peão.

“O ideal de Rio Grande do Sul se reporta ao século XIX, quando os primeiros memorialistas começam a narrar que lugar é esse, e aí vai se criar todo um mito de quem é o gaúcho, que aqui no Rio Grande do Sul não tem traços negros e indígenas, ele é um homem branco do campo.

Assim sendo, quem nasceu em Santa Catarina é catarinense. Em resumo, o gentílico (substantivo utilizado para se referir ao local de nascimento ou residência de alguém) do estado de Santa Catarina é catarinense. A questão envolve a identificação do gentílico do estado de Santa Catarina.

A cultura catarinense foi fortemente influenciada pela imigração europeia para a região. O litoral foi povoado por imigrantes açorianos e madeirenses; já o interior, por imigrantes da Europa continental.

Sobre a motivação do nome há duas possibilidades: nomeada em homenagem à santa cristã Catarina de Alexandria ou por causa da esposa de Sebastião Caboto, Catarina Medrano. Mesmo sem comprovação, a Santa Catarina de Alexandria é a santa padroeira do estado.

O dialeto florianopolitano, popularmente conhecido como manezês, é a forma da língua portuguesa usada pelo nativo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e de sua região metropolitana, no Brasil.