Quem é contador pode ser chamado de doutor?

Perguntado por: eporto7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Algumas categorias profissionais não costumam utilizar o título doutor como forma de tratamento mútuo, tais como os contadores, entre outras.

Popularmente na origem, contabilista está associado ao técnico em contabilidade que, mais antigamente, era chamado de “guarda livros”. Mas, na verdade, o termo designa o profissional que trabalha com contabilidade, ou seja o contador. Não existe diferença entre os dois termos e podem ser usados da mesma maneira.

Usualmente pessoas que atuam como médicos, advogados, veterinários, dentistas e psicólogos são chamados de doutor ou de doutora. O que gera uma série de dúvidas e debates.

Teoricamente, no meio acadêmico, só aqueles que fizeram e concluíram um doutorado recebem o título de "doutor". E isso vale para todas as profissões.

Diferencial para o egresso: O farmacêutico que comprovar a conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu nos moldes acima poderá solicitar o registro de título de mestre ou doutor no CRF. Este título permite ao profissional, além de obter conhecimento mais profundo na área, atuar na área acadêmica.

De acordo com o artigo 20 do Decreto-lei 92.95/46, parágrafo único e artigo 4º da Resolução CFC 560/83, carimbos devem ter: o nome completo do profissional; sua categoria profissional; seu número de registro (sigla CRC + sigla da unidade da Federação (UF, o mesmo que Estado do registro).

R$ 3.797,17

O salário médio de um Contador no Brasil é de R$ 3.797,17.

Resposta: Não. De acordo com o artigo 1° da Resolução CFC n. ° 1.554/2018, somente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade, o Contabilista registrado em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

CRC é a sigla para Conselho Regional de Contabilidade, o órgão responsável por habilitar os contadores para o exercício da profissão, após a conclusão da graduação em ciências contábeis.

O profissional formado em Contabilidade pode atuar em órgãos públicos, empresas privadas, bancos e faculdades. Suas funções nessas áreas envolvem cumprir legislações, gerir finanças, realizar auditorias, fornecer conhecimento e administrar importações e exportações.

Para exercer determinada atividade, existem áreas que necessitam do registro profissional. Em Ciências Contábeis, esse documento, emitido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), recebe o nome de "carteira CRC". Para quem não conhece, trata-se de uma documentação indispensável para a atuação regular.

Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Apesar de muitos biomédicos seguirem a carreira acadêmica por meio do doutorado, ele não é obrigatório para exercer a profissão. Dessa forma, apenas o título de Bacharel em Biomedicina não garante o título de doutor ou doutora aos profissionais.

Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição. Um abraço para todos.

Apesar de ser um profissional habilitado para atuar em diversas áreas, o psicólogo não é um médico e, portanto, não pode ser chamado de doutor. No entanto, a forma como os profissionais da área são tratados pelos seus pacientes nem sempre reflete o seu real título acadêmico.

1º - Recomendar que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, na sua atuação profissional, usem o título de Doutor(a), por se tratar de um direito legítimo e incontestável. Art.

É o advogado, que enquanto profissional do direito, que deve a si mesmo o questionamento interior de estar à altura de tão elevada honraria, por mérito, por capacidade e competência, se distinto e justo na condução dos interesses por Ele defendidos, o que o faz diferente dos demais profissionais.

Número de mestres e doutores titulados Brasil – 2010-2019

20102019
Mestres e doutores3959068877
Doutores1131424290