Quem é considerado uma autoridade?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O artigo 5º da lei 4.898/65 “Considera-se autoridade, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração.”. Assim, pode ser considerada autoridade qualquer funcionário público.

1 Direito ou poder de mandar, de ordenar, de decidir, de se fazer obedecer. 2 Sociol Forma de controle baseado no poder atribuído a determinadas posições ou cargos; superioridade advinda dessa posição ou cargo. 3 Representante do governo de um país; indivíduo ocupante de cargo público, investido de poder oficial.

A autoridade tende a ser associada ao poder do Estado. Os funcionários estatais têm a faculdade de mandar e de dar ordens, que devem ser acatadas desde que estejam em conformidade com as leis e as normas em vigor. Outro exemplo de autoridade seria o poder que os pais exercem sobre seus filhos.

Na legislação processual comum, aliás, só são conhecidas duas espécies de “autoridades”: a autoridade policial, que é o Delegado de Polícia, e a autoridade judiciária, que é o Juiz de Direito.

O presidente é a autoridade máxima do Brasil. É o chefe de governo e o chefe de Estado.

O agente da autoridade de trânsito, conforme previsto no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, é a “pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento”, sendo importante ressaltar ...

Quem pode e quando se pode dar voz de prisão? - Segundo o artigo 301 do Código Penal brasileiro, qualquer cidadão tem o poder de anunciar a prisão de uma pessoa que cometa flagrante delito. Não é necessária a presença da autoridade no momento do flagrante, basta o simples anúncio.

Para estabelecer autoridade, o líder precisa ser honesto, confiável, responsável, respeitoso, entusiasta, afável, justo, dar bom exemplo, ser bom ouvinte. Quem não tem autoridade pensa só nas tarefas e exige que suas ordens sejam cumpridas. Quem tem autoridade pensa nas tarefas, mas cuida também dos relacionamentos.

A autoridade como ferramenta da racionalidade
A sua definição de autoridade é: poder de tomar decisões que guiam as ações de outrem. É uma relação entre dois indivíduos, um superior, o outro subordinado.

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Autoridade na Bíblia. Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

Em política, o(a) presidente é a autoridade máxima de um país. No Brasil, quem ocupa o cargo também é chefe do Poder Executivo. No contexto brasileiro, o(a) presidente é chefe de Estado e chefe de governo, pois o país é uma república presidencialista.

O prefeito é a autoridade máxima de uma cidade.
Ele é o responsável pelo funcionamento de todas as áreas de uma cidade.

As autoridades civis do Poder Executivo são:

  • Autoridades federais. Presidente e Vice; Ministros.
  • Autoridades estaduais. Governadores e Vices; Secretários Estaduais.
  • Autoridades municipais. Prefeitos e Vices; Secretariado.

Enquanto a Civil é uma força mais voltada para a investigação, a Militar dedica-se à vigilância e repressão imediata e emergencial de atos criminosos ou ilícitos.

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

As Forças Armadas são tidas como a polícia maior, devendo atuar em casos extremos para garantir a segurança nacional, a soberania e a integridade territorial. Deve, portanto, garantir a ordem pública, que é base do Estado Democrático de Direito.

Jesus falava com autoridade” e não podia ser diferente, pois Ele acreditava no que falava. Sua palavra tinha força não em razão da sua persuasão, mas em razão da sua fé, da sua coerência. Uma palavra tem autoridade quando quem a pronuncia acredita de verdade naquilo que está dizendo.

Jesus tem poder e autoridade sobre os espíritos impuros e malignos que estão no mundo para perder e sacudir as almas, para nos desviar da pureza da verdade, da fé e da vida.

As igrejas cristãs consideram a questão da autoridade — o direito divino de pregar, agir em nome de Deus e dirigir a Igreja do Senhor de diferentes maneiras. Algumas, como as igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Copta enfatizam uma linha contínua de autoridade vinda dos primeiros apóstolos.