Quem é considerado o rei do reggae no Brasil?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Edson Gomes (Cachoeira, 3 de julho de 1955) é um cantor, compositor de reggae brasileiro. Ele é amplamente considerado como o maior nome da história da música reggae no país.

O reggae surgiu na década de 60, na Jamaica, e teve Bob Marley, cantor e compositor, como o seu principal ícone.

Robert Nesta Marley

Excerto: Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 – Miami, 11 de maio de 1981), foi um cantor , guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.

E por ter sido este berço, São Luís hoje é conhecida como a capital nacional do reggae. Dizem que o primeiro grande contato dos brasileiros com o reggae aconteceu em 1969, quando Jimmy Cliff veio ao país participar do Festival Internacional da Canção.

No início de 1968 as primeiras gravações de reggae foram feitas: "Nanny Goat", de Larry Marshall, e "No More Heartaches", dos Beltones. O hit de 1968 "Hold Me Tight", do artista americano Johnny Nash, recebeu o crédito de ter colocado o reggae pela primeira vez nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

Significado de Reggae
substantivo masculino Música popular jamaicana caracterizada por um ritmo binário sincopado. Diz-se de, ou cada uma das composições desse gênero musical. Dança que acompanha essa música; rasta.

A hipótese mais conhecida de como o reggae chegou em terras maranhenses é a de que marinheiros que chegavam ao porto de São Luís deixavam discos trazidos da Jamaica para pagar por serviços de prostituição.

Vários hits do reggae nacional surgiram nessa época, pelo trabalho de artistas como Cidade Negra, Tribo de Jah, Nativus, Sine Calmon & Morro Fumegante e Alma D'Jem. Outras bandas que se destacaram no país são Natiruts, Maneva, Chimarruts, Filosofia Reggae, Dazaranha, Maskavo, Planta e Raíz e várias outras.

Nascido em 6 de fevereiro de 1945 (estaria completando 75 anos em 2020), o jamaicano Bob Marley foi responsável por popularizar o reggae por todo o mundo. Com a banda The Wailers, que fundou em 1963, transitou do ska e rocksteady, para desaguar e definir o que viria a ser conhecido como reggae roots (raiz).

No Brasil, começou a ganhar força no país por volta dos anos 1970, sendo um ritmo musical mais predominante no norte, especialmente no estado do Maranhão, no município, São Luís.

Jamaica

O reggae surgiu na Jamaica, no final da década de 1960, mas já nos primeiros anos de 1980 estava fortemente difundido no Brasil. Isso aconteceu, em grande parte, devido à sua forte conexão com as origens africanas, que também começavam a ser valorizadas no Brasil.

Publicado em 11/05/2023 - 11:50 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília. 11 de maio é o Dia Nacional do Reggae, a data faz homenagem ao cantor jamaicano Bob Marley, a principal voz do reggae, que morreu há 42 anos. O estilo musical nasceu no final dos anos de 1960, na Jamaica; e se espalhou pelo mundo.

Capítulos: Bob Marley, Sean Paul, Laurel Aitken, Max Romeo, Sean Kingston, Desmond Dekker, Shaggy, Michael Rose, Peter Tosh, Barrington Levy, Shabba Ranks, Jimmy Cliff, Prince Buster, Ini Kamoze, Yellowman, Gregory Isaacs, Andru Donalds, Damian Marley, Bunny Wailer, Buju Banton, Sugar Minott, Ziggy Marley, Don Carlos, ...

Embora as cores darem margem a diversas interpretações, a história original diz que: Vermelho – representa o sangue que os mártires deram pelo próximo; Verde – representa a beleza, fertilidade e vegetação; Amarelo – representa o ouro.

Atualmente, esse período inicial do ritmo de Jah é chamado de roots reggae(reggae de raiz) ou simplesmente roots.

1º de julho

Em 1º de julho, a estrategista e organizadora jamaicana Andrea Davis fundou o “International Reggae Day™” com o objetivo de celebrar o melhor da criatividade musical da Jamaica, unindo a comunidade reggae ao redor do mundo em um dia.

O Dia do Reggae é celebrado oficialmente desde 2012 em homenagem ao cantor e compositor jamaicano, Bob Marley, o artista mais conhecido do gênero de todos os tempos, que faleceu em 11 de maio de 1981, vítima de câncer. A data ainda destaca a relevância do gênero musical, suas origens e culturas ao redor do mundo.

O problema central do reggae é o preconceito contra a cultura negra, bem como a utilização da maconha. O preconceito racial existe desde a época do Renascimento, período no qual os povos da Europa se consideravam uma raça superior a todas as outras etnias.

Por convenção, o ideal é se basear na sequência da bandeira da Etiópia: vermelho, amarelo e verde. Mas com o avanço natural do tempo e dos modos de pensar, a sequência passou por algumas variações. Nas bandeiras relacionadas ao reggae, por exemplo, é comum usa-se as cores na ordem verde, amarelo e vermelho.