Quem é considerado o primeiro filósofo Por quê?

Perguntado por: eazambuja7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

Tales pode ser tido também como o pai da filosofia unitarista — que busca a explicação de todas as coisas a partir de um único princípio (no caso dele, a água) — e que teria seu maior expoente na figura de Heráclito de Éfeso.

Turquia

Nascido na cidade de Mileto (região da Jônia, onde atualmente fica a Turquia) aproximadamente em 625 a.C., Tales foi considerado o primeiro filósofo.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da tradição ocidental.

De acordo com o que se diz sobre ele, Anaximandro ensinava que o princípio e elemento de tudo era o “indefinido” (“ápeiron”, em grego), que não era a água, nem o ar, ou qualquer coisa de conhecido e palpável. Todas as coisas viriam do ápeiron e retornariam a ele, ao serem destruídas.

MATIAS AIRES

MATIAS AIRES (Ramos da Silva dEça, 1705-1770). Nasceu a 27 de março de 1705, em São Paulo (SP), foi o primeiro filósofo brasileiro.

Tales pensava que diversos deuses estavam nas coisas do mundo, dessa forma a natureza passa também a ser considerada como algo divino. O espírito do mundo é Deus e as coisas têm alma que penetra nelas através da umidade. É também através da umidade que o poder de Deus entra nas coisas e as movimenta.

A coisa mais difícil do mundo é conhecer a nós mesmos e a mais fácil, falar mal dos outros.

Projeção gnomônica

Projeção Central ou Gnomônica é a projeção de uma esfera sobre um plano tangente a partir do seu centro. A projeção de gnomônica utiliza como superfície de projeção um plano tangente à superfície da Terra, no qual os pontos são projetados geometricamente, a partir do centro da Terra.

A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

Sócrates

A frase é uma resposta de Sócrates à mensagem do oráculo de Apolo dada a seu amigo Querofonte em Delfos, que afirmou que ele era o mais sábio entre os homens gregos. O filósofo teria questionado essa condição de mais sábio, quando na sociedade grega, havia diversas autoridades reconhecidas por seus saberes.

Platão, Sócrates e Aristóteles, cada qual a seu modo, foram os três filósofos máximos da Grécia Antiga e, também, de toda a Humanidade, em todos os tempos.

Foi precisamente na cidade de Mileto que surgiram os três primeiros filósofos (Tales, Anaximandro e Anaxímenes), que tinham ideias que rejeitavam as explicações tradicionais baseadas na religião e buscavam apresentar uma teoria cosmológica baseada em fenômenos observáveis.

Heródoto

Heródoto, pai da História.

Anaximandro (610-546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acreditava que o princípio de todas as coisas era o “apeiron” – o infinito, matéria eterna e indestrutível. Anaximandro nasceu em Mileto, antiga cidade da Ásia Menor, na época da colonização grega, (atual Turquia), na costa do Mar Egeu, no ano de 610 a.C.

Frases de Anaximandro
Estão dispostas a seguir duas frases atribuídas a ele: “Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.” “O infinito é a origem de todas as coisas.”

Anaximandro de Mileto (610 a.C. – 547 a.C.) foi discípulo de Tales, o primeiro filósofo. Assim como seu mestre, o pensador continua investigando qual seria a provável origem (arché) de todo o universo (cosmos) e da natureza (physis).