Quem é considerado o pai da contabilidade?

Perguntado por: arocha7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.

Frei Luca Pacioli
Ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Este método teve rápida difusão, sendo universalmente aceito e adotado desde esta época.

Luca foi o difusor da Teoria Contábil do Débito e do Crédito, que corresponde à teoria dos números positivos e negativos. A teoria destacava, inicialmente, os requisitos necessários ao bom comerciante, conceituando as teorias para a realização de inventário e como fazê-lo.

Gaspar Lamego

Os armazéns alfandegários foram cria- dos em 1549 e ficaram sob a respon- sabilidade de Gaspar Lamego, primeiro Contador-Geral do Brasil. Criada com a mesma finalidade dos Tribunais de Contas atuais, Portugal fundou a Casa dos Contos do Reino no ano de 1679.

Francisco D 'Áuria foi o precursor do estudo científico no Brasil, em 1948 lançou a obra “Primeiros Princípios de Contabilidade Pura”, introduzindo o patrimonialismo na Contabilidade Pública Brasileira. Segundo, Vicenzo Masi (1958, p.

As Ciências Contábeis tiveram sua origem na Antiguidade, quando tinha-se o objetivo de gerir o patrimônio de bens de cada pessoa. Estima-se que os primeiros registros contábeis escritos se deram no término da Era da Pedra Polida, juntamente com desenhos e outras gravações rudimentares.

A contabilidade iniciou a sua história no Brasil no período Colonial, manifestada devido ao crescimento populacional e a necessidade de domínios contábeis para o andamento das primeiras Alfândegas que apareceram.

O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil significa a capacidade, a inteligência e a astúcia.

Luca Pacioli

O Método das Partidas Dobradas foi exposto, oficialmente, por Luca Pacioli, em 1494, em sua obra Suma de Aritmé- tica, Geometria, Proporção e Proporcio- nalidade.

Dos autores Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz, o livro é especialmente indicado para quem está começando na área.

As partidas dobradas são mais úteis do que o método de partidas simples por trazer informações mais relevantes e precisas para as organizações. Cada ativo tem como correspondente um passivo, ou seja, para cada crédito existe um débito correspondente, e vice-versa.

Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.

Os 6 princípios da contabilidade

  • Princípio da Entidade.
  • Princípio da Continuidade.
  • Princípio da Oportunidade.
  • Princípio do Registro pelo Valor Original.
  • Princípio da Competência.
  • Princípio da Prudência.

dia 22 de setembro

No Brasil, o Dia do Contador se comemora no dia 22 de setembro porque neste dia, em 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.º 7.988, que dispõe sobre o ensino superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais, criando no país o primeiro curso de ensino superior em Ciências ...

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli:
Considerado o pai da contabilidade moderna, Luca Bartolomeo de Pacioli (1445-1517), grande difusor da Teoria Contábil do Débito e do Crédito, que revolucionou os pensamentos da época.

Antônio Lopes de Sá Essa lista não seria a mesma sem a ilustre presença de Antônio Lopes de Sá, nascido em 1927, em Belo Horizonte. Foi o escritor que mais editou artigos e livros em nosso país e na Itália, além de ter sido contemplado com o Prêmio João Lyra Tavares — o de maior prestígio para um contador brasileiro.

Escola de Comércio Álvares Penteado

Provavelmente a primeira escola especializada no ensino da Contabilidade foi a Escola de Comércio Álvares Penteado, criada em 1902.

Quanto à legitimidade cognitiva, o contador é visto como um indivíduo que agrada o cliente com facilidade e que o curso de Ciências Contábeis pode ser escolhido devido à facilidade de encontrar empregos e possuir uma situação financeira confortável, não por afinidade com a profissão.

Esta técnica contábil veio a ser denominada Escola Contista e teve, como figura principal, Luca Pacioli, um frei italiano que sistematizou e popularizou o sistema de partidas dobradas desenvolvido pelas cidades do norte da Itália na Baixa Idade Média.

Origem da Profissão
Em 1494, Luca Pacioli publica, em Veneza, a “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità”, na qual se distingue, para a história da Contabilidade, o Tractatus de Computis et scripturis, marco básico na evolução da Contabilidade.

Em 1945, foi instituído o Ensino Superior de Contabilidade no Brasil. Em Santa Catarina, finalmente, a criação do Curso de Ciências Contábeis seria iniciado dentro da Faculdade de Ciências Econômicas em 1965, já incorporada à Universidade Federal de Santa Catarina.