Quem é considerado índio no Brasil?

Perguntado por: oparaiso3 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

Para uma pessoa ser reconhecida como indígena, ela deve se autoidentificar e ser reconhecida pela sua comunidade como perten- cente àquele grupo. Esse é o principal critério utilizado pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).

Os indígenas (também designados como povos aborígenes, originários, autóctones, ou nativos) são as pessoas que vivem ou viviam em uma área geográfica antes da sua colonização por outros povos ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

“Eles não deixam de ser índios enquanto mantêm o sentimento de pertencer a um grupo e são reconhecidos como integrantes desse povo, mesmo morando em cidades”, afirma. Como exemplo, ele explica que um índio que usa relógio não deixa de ser índio, assim como um não índio que usa um cocar não se torna indígena por isso.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

Esta palavra foi definida pelos colonizadores portugueses, que acreditavam terem chegado às Índias, e durante todos esses anos, o termo foi socialmente ligado a pessoas primitivas. Portanto, Não é Legal se referir a povos indígenas como índios.

Caboclo? A questão da identidade para os descendentes indígenas nos grandes centros urbanos.

Em geral, a figura que vem à cabeça é de pessoas de cabelos pretos e lisos, pele dourada, olhos puxados. Têm o corpo nu ou minimamente recoberto com acessórios feitos de penas, palha, sementes, ossos. Na cabeça, usam um exuberante cocar.

Três em cada cinco brasileiros, o equivalente a cerca de 95 milhões de pessoas, carregam em cada célula do corpo uma herança genética que provém dos índios ou dos africanos e se preservou por meio das mães ao longo das gerações.

Ancestralidade indígena
Os povos originários, ao longo da história, deixaram um importante legado cultural à população brasileira. Além dos costumes e das histórias que foram passados de geração a geração, há influências da cultura indígena até no idioma que falamos.

“O território para nós, indígenas, simboliza a vida. Se a gente não manter uma relação boa com a natureza, nós, Kayapó, não vamos existir. Essa relação de homem com a natureza é muito forte, somos um só.

Esses habitantes nativos e suas comunidades foram chamados pelos europeus de indígenas, fazendo referência às Índias, local ao qual os portugueses acreditavam ter chegado.

Os povos e pessoas indígenas são livres e iguais a todos os demais povos e indivíduos e têm o direito de não serem submetidos a nenhuma forma de discriminação no exercício de seus direitos, que esteja fundada, em particular, em sua origem ou identidade indígena.

Não! O correto é falar Povo Indígena. O que existem são etnias, povos e nações. O termo "tribo" surge de uma ideia estereotipada assim como a palavra "índio”.