Quem é como Deus?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Conhecido como o guerreiro de Deus, seu nome em hebraico significa “Quem como Deus?”, que quer dizer “ninguém é como Deus”. Alegra o coração pensar que cada vez que invoco o nome de São Miguel Arcanjo estou naquele momento e situação proclamando que “ninguém é como Deus”.

O Arcanjo Miguel é considerado o guardião do céu. Junto aos arcanjos Gabriel e Rafael, forma a mais alta hierarquia angelical. Está presente nas doutrinas judaica, cristã, islâmicas, umbanda (como o orixá Exu no sincretismo) e diversas linhas espirituais.

Deus é nosso Pai Celestial
Ele vive no céu e, por isso, costumamos chamá-Lo de Pai Celestial. A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Vem do hebraico “Mi Kha'El”, que significa «o que é como Deus». A mais antiga referência surge no Antigo Testamento no livro de Daniel com São Miguel Arcanjo.

Na verdade a Bíblia indica onde Deus está apontando para sua onipresença. A onipresença é um dos atributos incomunicáveis de Deus, ou seja, somente Deus é onipresente. Esse atributo Ele não compartilha com nenhuma de suas criaturas. Portanto, nenhum outro ser está presente em todos os lugares, somente Deus.

O Pai Celestial é o Supremo Criador. Por meio de Jesus Cristo, Ele criou os céus e a Terra e todas as coisas que neles há (ver Moisés 2:1).

(Mateus, 18:20). Jesus era o verbo e o verbo é Deus tornando-se onipresente igual ao pai. “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João, 1:1).

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

A Igreja Católica reconhece a existência de apenas três arcanjos, os três mencionados nas Escrituras: Miguel (“que é como Deus?”) Gabriel (“a força de Deus”) e Rafael (“a medicina de Deus”).

O Arcanjo Miguel é o Arcanjo do primeiro raio, portanto o azul é a sua cor e a representação do manto de proteção divina está disponível a todos em qualquer situação.

AFINAL, QUEM É DEUS? é uma série documental de 13 episódios que explora a visão infantil sobre espiritualidade. Protagonizada por crianças, nessa primeira temporada foi rodada inteiramente no Rio Grande do Sul, estado que segundo o último censo do IBGE (2010) possui a maior diversidade religiosa do Brasil.

Deus é infinitamente benevolente e compassivo e espera que nos acheguemos a Ele independentemente dos problemas, para assim Ele também Se achegar a nós."

Deus é o personagem principal da Bíblia.
Ele é todo-poderoso, sabe tudo e é eterno. Deus é justo, cumpre sempre suas promessas e não faz nada errado. Ele é paciente, bondoso, carinhoso mas também castiga e corrige.

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Originalmente, a palavra latina que deu origem [a] “deus”, surgiu a partir do termo Proto-Indo-Europeu diw ou deiwos, que significa “brilhante” ou “celeste”. A partir desta mesma raiz etimológica, surgiu o nome grego Zeus, considerado o “deus dos deuses”, de acordo com a mitologia grega.

Quando Jesus nos ensinou a orar, ele disse: Pai Nosso que estais no céu Santificado seja o seu nome... Que nome? É “Deus?”...

Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”. Já outros estudos apontam para a origem irlandesa do nome, tendo em vista que “gaélico” é uma forma de denominar os habitantes da atual Irlanda.

5 Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? 6 O qual se aabaixa, para ver o que está nos céus e na terra! 7 aLevanta o pobre do pó, e do monturo ergue o necessitado, 8 Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.

Estar próximo de Deus no dia a dia é uma necessidade dos seres humanos, sendo muito importante para a espiritualidade e caminhada cristã. Porém, muitas pessoas não sabem como se aproximar de Deus e encontram dificuldade no crescimento espiritual.