Quem é celeste do Castelo Rá-Tim-Bum?

Perguntado por: ecunha3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Álvaro Petersen

Álvaro Petersen deu vida à Celeste e ao Godofredo, personagens do Castelo Rá Tim Bum, queridos Brasil afora. Atuou por 14 anos no Cocoricó, manipulando os bonecos da vó, índia Oriba e Dito, além de dar vida a bonecos de muitas emissoras.

Teresa Atahyde (Lara) e Fabiana Prado (Lana) as fadinhas do Castelo Rá-Tim-Bum! atualmente.

  • Nino (Cassio Scapin)
  • Godofredo (Álvaro Petersen Jr.)
  • Morgana (Rosi Campos)
  • Zequinha (Fredy Allan)
  • Biba (Cinthya Rachel)
  • Etevaldo (Wagner Bello)

Mau é um monstro roxo que habita os encanamentos do castelo. Um de seus passatempos é mostrar que ele é mau, como diz seu nome, mas aparentemente não tem muito sucesso, por que, no fundo, ele é um monstro de coração.

A Celeste foi manipulada pelo ator Álvaro Petersen. Inicialmente a ideia era escolher uma mulher para fazer sua voz, mas ele impressionou ao desempenhar o papel de maneira satisfatória.

“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins de Souza. Ele usava um grande bigode com pontas finas e retorcidas na parte superior. Foi apelidado de “Pic-pic” porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” nasceu em uma rodada de chope.

Quando alguém está de aniversário, canta-se o famoso "Parabéns pra você", que termina com o verso "ratimbum". Há mais de uma versão que diz que ratimbum é uma onomatopeia, isto é, uma figura de linguagem que reproduz o som das coisas.

“Parabéns” é uma palavra que nasceu singular, “parabém”, no início do século XVII, pela junção da preposição “para” – que entre outros sentidos tem o de indicar propósito, intuito ou direção – com o substantivo “bem”. É um vocábulo que expressa, como se sabe, felicitações, votos para o bem.

Lana e Lara duas fadinhas super simpáticas. que mora no lustre do Castelo!

Diante das homenagens, um dos momentos emocionantes foi a homenagem a Sérgio Mamberti (Dr. Victor), morto aos 82 anos em 2021. O personagem ressurgiu interpretado por Carlos Mamberti, filho do saudoso ator.

Morgana - Castelo Rá-Tim-Bum.

O personagem apareceu logo no início, mas o artista faleceu em meio às gravações, no dia 12 de agosto de 1994. Na época, a causa da morte não foi divulgada. Tempos depois, foi revelado que Wagner faleceu devido a complicações do vírus HIV. Para justificar a ausência de Etevaldo, as crianças receberam uma carta.

Após tornar-se conhecido em 1994 como Zequinha no seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum e emendar mais alguns trabalhos, abandonou a televisão em 2000 para focar-se exclusivamente no teatro. Em 2016 se tornou professor de teatro na Oficina Teatro Livre.

300 anos

Considerado o maior sucesso da TV Cultura, “Castelo Rá-Tim-Bum' conta a história de Nino, um bruxinho de 300 anos, que vive com os tios Victor e Morgana, também feiticeiros.

Nino (Cássio Scapin)
Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius, ele mora no castelo com o tio Victor e a tia avó Morgana – e 1990 os pais de Nino foram viajar por dez anos para o espaço.