Quem é casado apenas no civil pode comungar?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Ao participar ativamente e compreender melhor os ensinamentos, o casal poderá ter mais orientação e direcionamento para o matrimônio. “Viver maritalmente sem o Sacramento do Matrimônio constitui em pecado grave contra a castidade, pois o casal só pode manter relações sexuais após este Sacramento”, diz Paulo Pacheco.

Há 3 grupos de pessoas que não podem se aproximar da Sagrada Comunhão, em relação a quem não pode comungar. Não católicos e não ortodoxos não são capazes de se aproximar da Sagrada Comunhão. Todos que cometeram pecado grave e não se arrependeram não podem se aproximar da Sagrada Comunhão.

É obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento (civil) na igreja católica. Por isso, muitos casais optam por casar um dia ou uma semana antes no civil.

Pois saiba que muitas pessoas têm optado por formalizar o casamento apenas no civil, dispensando a cerimônia religiosa. Nesses casos, o casamento acontece no próprio cartório. O procedimento é pouco burocrático, além de ser bastante econômico e rápido.

Além de dizer a todos o desejo de compartilhar a vida e formar uma família, o casamento no civil também é uma forma de assegurar alguns benefícios legais, como convênios de saúde, declaração de imposto de renda, pensão etc. Apesar da burocracia, dar início a esse tipo de casamento é mais fácil do que você imagina.

Ou seja, a resposta à pergunta do leitor é não: os que mantêm uma união conjugal sem estarem casados sacramentalmente não devem comungar.

Aqui no Brasil, casais que vivem juntos sem contato sexual, isto é, como irmãos, podem comungar. De outra maneira, normalmente não.

A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar.

Exclusão da comunhão por motivos de idade ou doença
Dentro das doenças estão: pessoas em coma, pessoas que não podem deglutir, pessoas com constante respiração assistida, apoplexia, risco de vômito, febre alta que cause alucinações etc.

Quem não pode tomar a hóstia? A Eucaristia não deve ser recebida por aquele que guarda na alma um pecado mortal. Se você cometeu um pecado mortal como roubo, adultério ou sodomia, deve passar pela Penitência antes de comungar.

O Código de Direito Canônico enfatiza no cânon 916 esta exigência para receber a sagrada Comunhão: "Quem estiver consciente de pecado grave não celebre Missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer previamente a confissão sacramental, a não ser que exista uma razão grave e não tenha oportunidade de se confessar; ...

Deus instituiu a relação marital como uma parceria igual que se iniciou com Adão e Eva (ver Gênesis 2:24). O casamento é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade nesta vida e no mundo vindouro.

O casamento eterno precisa ser realizado por alguém que possua o poder para selar. O Senhor prometeu: “Se um homem se casar com uma mulher (…) pelo novo e eterno convênio (…) por aquele que foi ungido (…) e se guardarem [o convênio do Senhor] estará em pleno vigor quando estiverem fora do mundo” (D&C 132:19).

2. Ambos valem como união civil? Sim, ambos têm validade como união civil. No caso do casamento religioso com efeito civil, alguns trâmites anteriores devem ser observados para que tudo fique em dia no cartório.

Não podem casar
Os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive; O adotado com o filho do adotante; As pessoas casadas; O cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.