Quem é carioca vem de onde?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

A explicação vem de 1808, quando a corte portuguesa mudou-se para o Brasil, especificamente na cidade carioca. Os integrantes da realeza imitavam o “R” falado pelos franceses, referência cultural e intelectual europeia naquela época. Em pouco tempo, a elite local também passou a copiar esse jeito de falar.

Ser carioca é muito mais do que ter nascido no Rio: é um estado de espírito. Conhecido por seu jeito irreverente e bem-humorado de ser, o carioca está sempre disposto a ajudar quem precisa. Os cariocas costumam ir a shopping centers tanto quanto vão à praia, muitas vezes para fugir do calor.

Como "carioca" é um termo indígena de origem Tupi (Casa de Branco), os membros da Corte optaram por intitularem-se "fluminenses", tendo "carioca" sobrevivido pelo uso popular, principalmente nas demais províncias do Império do Brasil.

A cidade é realmente maravilhosa, e o povo contribui muito para isso. Eu uso algumas das gírias cariocas como caraca, caô, tralha, loka, foda e maneiro.

13 – “Maneiro
Quando o carioca precisa afirmar que algo foi muito legal e interessante, é muito comum utilizar no seu diálogo a expressão 'Maneiro'. Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

Não à toa, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. Os dialetos africanos falados por mulheres e homens escravizados também tiveram forte influência. A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão.

O Estado do Rio de Janeiro está localizado na região Sudeste. A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca.

O que é Gonçalense:
Aquele que nasceu na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Também conhecido como papa goiaba. Gosta de dizer que mora em Niterói.

Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Quem nasce em Petrópolis e carioca? Fluminenseé o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são fluminenses e petropolitanos.

Densidade demográfica: 7.039,64 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: recifense.