Quem é Bolsonaro é de direita?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Jair Messias Bolsonaro GOMM (Glicério, 21 de março de 1955) é um militar reformado e político brasileiro, atualmente filiado ao Partido Liberal (PL). Foi o 38.º presidente do Brasil, de 1.º de janeiro de 2019 a 1.º de janeiro de 2023, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal (PSL).

68 anos (21 de março de 1955)

Considerando uma escala de 1 (muito baixa) a 5 (muito alta), a probabilidade média atribuída pelos analistas políticos ouvidos pelo InfoMoney para Bolsonaro ser impedido de se candidatar nos próximos anos é de 4,08.

Em 2016, os dois únicos partidos que se declararam abertamente de direita no Brasil foram o PRTB e o PSC. O Partido Novo.

Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não o reconhecendo como o verdadeiro socialismo.

Agora Bolsonaro vai assumir o cargo de presidente de honra do PL, com salário de cerca de R$ 40 mil. Ele vai morar em uma casa dentro de um condomínio de alto padrão em Brasília.

Michelle trabalhou como funcionária na Câmara dos Deputados entre 2004 e 2008. Ela começou no gabinete parlamentar do deputado Vanderlei Assis (PP-SP), cujo mandato foi recomendado para ser anulado pela Comissão Parlamentar de Inquérito para o "Escândalo dos Sanguessugas" em agosto de 2006.

Desse modo, é possível concluir que quem criou o PIX foi o Banco Central, sob chefia do economista Ilan Goldfajn e durante o governo de Michel Temer.

Os brasileiros foram às urnas neste neste domingo (02/10) no primeiro turno das eleições presidenciais, que segue, agora para uma segunda rodada com a extrema direita, representada por Jair Bolsonaro, e à esquerda, capitaneada por Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os nomes que confirmaram adesão à candidatura do atual presidente estão o senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro (União Brasil), e o governador reeleito em Minas, Romeu Zema (Novo)

Lula e Alckmin tomaram posse como 39.º presidente do Brasil e 26.º vice-presidente do Brasil, respectivamente, no dia 1º de janeiro de 2023, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília, dando início ao segundo governo Lula (ou seu terceiro mandato).

Pesquisa realizada pelo Genial/Quaest entre os dias 13 e 16 de abril apontou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o candidato favorito da direita para substituir Jair Bolsonaro (PL) na corrida ao Planalto de 2026, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torne o ex-presidente inelegível.

Quem se candidatar aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados e de Presidente do Senado Federal, entre outros cargos definidos na Constituição Federal, deve ser brasileira ou brasileiro nato.

O PL de Jair Bolsonaro é o segundo mais à direita.

Distinção entre esquerda e direita
A direita é mais conservadora e mais contínua nas suas ideias; a esquerda convive melhor com a descontinuidade.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Características. O bolsonarismo tem sido associado por estudiosos a elementos do neofascismo, da necropolítica, do antifeminismo e do protestantismo, bem como à defesa da ditadura militar brasileira.

Partido Liberal