Quem é bipolar é doido?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

É MAIS COMUM DOS 20 AOS 25 ANOS E DOS 30 AOS 35. O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica crônica que se caracteriza por instabilidade de humor em dois polos extremos, ou seja, ora o portador está agitado e eufórico, se achando o maior do mundo, ora triste e depressivo.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

Em uma pessoa com transtorno bipolar, a crítica quase sempre piora as coisas: reforça os sentimentos de inutilidade e fracasso do paciente deprimido, e aliena e irrita o paciente hipomaníaco ou maníaco.

Portanto, pães, massas, açucares, farinhas e carboidratos refinados, como arroz, batata e outros vegetais com alto teor de amidos e várias frutas, são proibidos nesse tipo de dieta.” “Muitos pacientes com transtorno bipolar são polimedicados – usam vários medicamentos.

Assim, evite dizer coisas que podem gerar irritação. Tenha calma ao falar e use um tom de voz adequado. Dessa forma, você evita que a pessoa bipolar aja com impulsividade e tome atitudes exageradas. Procure ser positivo ao conversar com o paciente, principalmente nos episódios depressivos.

O paciente com transtorno bipolar não sabe que é bipolar até procurar ajuda médica. Muitas vezes, ele não reconhece que o seu humor e comportamento, seja ele depressivo ou maníaco, é patológico.

Normalmente, se acontecem coisas boas, as pessoas ficam alegres, se acontecer algo ruim, ficam tristes. Para quem tem transtorno bipolar, a lógica não é sempre essa. O humor pode oscilar muito e de forma muitas vezes independente do que ocorre ao redor. Os acontecimentos influenciam de forma nem sempre previsível.

Transtorno afetivo bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo. Sua característica mais marcante é a alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.

O transtorno bipolar em geral não só não é impedimento para a realização de atividades laborais como também é indicado que o paciente mantenha suas atividades.

Os tipos de transtorno bipolar
O tipo 1 é o mais grave. “Neste tipo, ocorre o quadro completo, com a presença de fases claramente depressivas e maníacas, debilitando e provocando importantes prejuízos na vida dos pacientes”, afirma o psiquiatra Eduardo Aratangy.

O consumo de álcool entre pacientes bipolares aumenta o risco de crises (especialmente a depressão), internações e tentativas de suicídio (Cividanes, 2001).

Conviver com o transtorno bipolar afetivo com certeza traz grandes consequências para o cotidiano e isso pode ser visto nos relacionamentos. Essas grandes mudanças de humor podem dificultar a comunicação e a socialização.

O Transtorno Humor Bipolar (THB) é uma patologia que apresenta um componente hereditário muito forte, mas o mesmo carece de influencias multifatoriais com meio em que a pessoa portadora dos genes vive. Não é possível afirmar se uma pessoa filha de de pais portadores de THB ira também desenvolver a doença.

Pesquisas revelam que as pessoas com doença bipolar têm taxas mais elevadas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, complicações derivadas de hábitos tabágicos, e outros problemas de saúde do que aqueles que não têm nenhum diagnóstico de doença psiquiátrica.

Lembramos que não existe um único teste para que se diagnostique o Transtorno Bipolar é a avaliação presencial e profissional. O teste online, geralmente, é baseado no Mood Disorder Questionnaire (autor: Robert Hirschfeld), com as seguintes perguntas.

Estudos comprovam que sem o tratamento adequado o Transtorno de Humor Bipolar se torna como uma doença degenerativa, pois o cérebro começa progressivamente a ter danos estruturais e funcionais. A pessoa tenderá a entrar cada vez mais frequentemente em fases maniacas e depressivas.