Quem é Aserá?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Nos textos ugaríticos, Asherah (ou seja, Atirat ou 'Elat) é a mãe dos Deuses, simbolizando a Deusa do amor, do sexo e da fertilidade. Também foram escavados vários pingentes ugaríticos que retratam uma Deusa, provavelmente Atirat/ 'Elat.

“Ela é lançada como uma divindade 'estrangeira', adorada tanto por cananeus quanto por israelitas idólatras e judaítas [referente aos habitantes de Judá], vilipendiados por criar imagens ou objetos sagrados que manifestam sua presença”, contextualiza, lembrando que “essas imagens e objetos também recebem o nome de ' ...

“Ela era a mãe dos deuses e consorte do deus-supremo, El”, pontua ela. “Antigas inscrições hebraicas do século 8 a.C. a associam a Javé, a divindade patrona do antigo Israel e Judá.

A história se torna ainda mais interessante quando contextualizamos que Javé é justamente o Deus judaico-cristão, ou seja, aquele que “sobreviveu” das antigas mitologias medio-orientais para se tornar a divindade única do monoteísmo. Em outras palavras, Asherah seria então a mulher de Deus.

Deus venerado por muitas comunidades, também conhecido como Bol, Bel, Bal entre os povos da Antiguidade (vd. Mitologia da Mesopotâmia e da Pérsia), Belas para os latinos e Belus (Hércules ou Zeus) para os gregos, as suas características variavam mais ou menos segundo as tribos que o adoravam.

Deusa Asherah: Uma imagem a partir dos Escritos Bíblicos
Asherah, a Deusa Cananéia, na mitologia ugarítica era conhecida como “Senhora do Mar”, a esposa de El, chefe do panteão dos Deuses.

Mas o que seria adoração a Baal hoje? Culto a Baal em pleno século 21 envolve a exaltação do humano sobre o divino; louvor de líderes populares; culto à riqueza material; exaltação dos ensinos da ciência sobre as verdades da Revelação e exaltação da razão humana sobre a Palavra.

Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém. Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, tomando-O como se fosse o Deus absoluto e verdadeiro.

Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus.

A mulher desaparecida
No contexto da Bíblia, Lilith nasceu de um vazio. Seu nome aparece apenas uma vez, em Isaías 34:14. "Os gatos selvagens se juntarão a hienas, e um sátiro clamará ao outro; ali também repousará Lilith e encontrará descanso."

(Jeremias 7:18). 'Rainha dos Céus' era o título que se dava á 'deusa mãe', muito venerada no mundo antigo pela sua vinculação com a sexualidade e com as fontes da vida.

Elias explicou o desafio. Ele e os sacerdotes sacrificariam um bezerro no altar, mas eles próprios não acenderiam o fogo. Em vez disso, os sacerdotes teriam que orar a Baal para que ele acendesse o fogo. Depois, Elias oraria ao Senhor para acender o fogo.

Nimba

Trata-se de uma deusa Nimba, considerada a deusa da fertilidade, e produzida por afrodescendentes que viviam no Estado no século 18. A descoberta aconteceu por acaso. O comerciante e colecionador Getúlio Lima comprou a estátua de um pescador e a colocou para decorar sua sala.

o mesmo que poste-idolo. Esta palavra ocorre freqüentes vezes no A.T., como uma das feições do culto idólatra, sendo tal culto proibido ao povo de israel (Êx 34.13 – Jz 6.25 a 30 – 1 Rs 16.33 – 2 Rs 18:4 – is 17.8, etc.).

22 Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor.