Quem é ambidestro é mais inteligente?

Perguntado por: ubotelho4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

De acordo com desenhista Eliana Tailiz, a prática da ambidestria é positiva. Isso porque pode melhorar a inteligência e a coordenação motora, já que estimula a atividade do cérebro.

Por outro lado, não ter uma mão dominante (ou ser ambidestro) costuma ser relacionado com desenvolvimento atípico das habilidades motoras e linguísticas. Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral.

A palavra “ambidestro” é muito utilizada para caracterizar pessoas que conseguem escrever com as duas mãos ou chutar com ambos os pés. O termo é original do latim e vem de ambi, que significa “ambos”, e dext, que significa “certo”.

Alguns testes realizados pela St. Lawrence University, de Nova York, descobriram que, entre as pessoas com QI acima de 140, a maioria era canhota. O QI considerado normal é entre 90 e 109.

Ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo.

A condição também pode oferecer maior risco de problemas cognitivos. Uma pesquisa realizada com 8 mil crianças, na Finlândia, revelou que as que tinham aptidão para ambidestria também apresentaram maior dificuldade de aprendizagem. Além disso, foi observado maior propensão a distúrbios de atenção, como o TDAH.

No entanto, ao contrário do que alguns possam imaginar, é possível sim treinar o seu cérebro para se tornar ambidestro: basta apenas muita prática e paciência, pois você precisará primeiro se acostumar a usar a sua mão não dominante para as atividades diárias, para somente depois praticar as habilidades motoras finas, ...

O termo “ambidestro” é uma metáfora para pessoas que conseguem usar as duas mãos para escrever, assim como um líder ambidestro deve conseguir lidar com a gestão clássica de um negócio e, ao mesmo tempo, implementar mudanças que melhorem a qualidade de vida dos funcionários e o desempenho da empresa.

Ele traz alguns estudos que indicam que a criança já demonstra indícios de qual é o seu lado dominante a partir dos 2 anos. Agora, a definição plena se o pequeno é destro ou canhoto se dá por volta dos 5 anos.

Facilidade para os dois lados
Algumas pessoas têm habilidades com os dois lados do corpo, o direito e o esquerdo. Por isso, são chamadas de ambidestras. É o caso de Nicole Sloboda de Oliveira, 9 anos. Ela é capaz de escrever com as duas mãos e sai tudo certinho!

Alguns canhotos escrevem com a mão esquerda, mas chutam com o pé direito, por exemplo. Isso acontece porque os canhotos têm conexões cerebrais um pouco diferente da dos destros. “As pessoas que são canhotas são mais bilaterais do que as destras.

Ao contrário do que se acreditava, essa característica não é definida por características cerebrais. A grande responsável por uma pessoa ser destra ou canhota é sua medula espinhal. A nova teoria descarta a influência do cérebro nessa característica biológica.

Você se torna ambidestro ao conseguir usar as suas mãos de maneira igual. Essa é uma pergunta interessante e existem teorias conflitantes sobre se o treinamento para ser ambidestro tem algum benefício real. Alguns pesquisadores até acreditam que isso pode nos fazer mal.

Estudos comprovam que a testosterona desempenha um fator chave nas formações simétricas do cérebro. Isso é o que define se as pessoas nascem ambidestras.