Quem é AJE na Umbanda?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Aje é um dos novos Orixás para mim. No Culto Tradicional Yorubá à cultuamos para conquistar a prosperidade, o progresso econômico, assim como para adquirirmos sabedoria para administrar o nosso próprio dinheiro. Ela ensina sobre a paciência, tolerância, sabedoria e abençoa com longevidade quem a cultua.

Ajê Xaluga é representada pela kowó (grande concha). Dia: sábado, bom para amizade. Oferenda: Ìresí oyin owó eyo - arroz cru com mel, enfeitado com conchas marinhas.

Ajé chegou Devemos manipulá-la com cuidado Que a casa seja de sorte vamos louvá-la no dia Ajé infinitamente chegou devemos manipular Ajé com sabedoria para que a casa seja de sorte Vamos louvá-la hoje Ajé dona do dinheiro Asé. Oríkì Ajè.

Sacrifício de tempo e de privação de algo em detrimento de outro, o sacrifício das transformações e a oferta de dinheiro à custa de esforço através do trabalho, todos girando em um processo interminável que se resume a dar e receber.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá.

A forma correta de escrita da palavra é age, com g. A palavra aje, com j, está errada. Age é a forma conjugada do verbo agir na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.

Características do Orixá:
Age é um Vodun Jeje (divindade) dono das matas e caçador, dominador de todos os animais. Usa o gumoje (arco e flecha). Seu número é o 7 e está associado às conquistas. Sua evocação é "Age bom go lan hese" (Caçador dominador de animais).

A forma correta de escrita é age de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “g”. Age é uma forma verbal do verbo agir, nomeadamente na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo.

Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.

uma oferenda gigante é só um monte de elemento colocado. ali uma vela. uma vela. um charuto e um copo de cachaça.

Oferenda para Olokun
Suas comidas preferidas são: tiras de banana verde frita, porco frito e akará. Apesar disso, é aconselhável apenas que pessoas iniciadas em cultos de Candomblé e nações africanas façam essas oferendas, pois é preciso muito respeito e cautela para se chamar a energia de Olokum.

Salve Oxóssi (Okê arô). Salve Xangô (Kaô Kabecilê). Salve Obaluaê (Atotô meu senhor). Salve Yemanjá (Odoci Yaba).

Para saudar a deusa da guerra basta dizer: Obá siré, que significa “rainha poderosa”. Suas cores são o vermelho, o branco, e o amarelo.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

"Ajeum" significa comer junto. É o momento sagrado que se faz no coletivo, onde juntos uma comunidade alimenta o corpo e o espírito.

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o nosso mundo.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Continuar lendo Que AJE ou age?