Quem é a Vovó Maria Conga?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Aos 18 anos, Maria teria sido vendida a um senhor de engenho de Magé e, aos 24 anos, novamente comercializada para um conde. Conquistou a alforria aos 35 anos e fundou o quilombo Maria Conga na cidade, para proteger e cuidar dos negros que fugiam dos açoites nas senzalas.

Alforriada em 1854, Maria Conga morreu em 1895, e teria na época 95 anos.

Maria Conga é uma entidade de aparencia falange de preta-velha que incorpora em médiuns dentro dos rituais umbandistas e crenças afro-brasileiras.

Nascida em 1792, filha de um rei africano, foi retirada da sua terra em um navio negreiro que a trouxe para a Bahia, por volta de 1804. Aos 18 anos, Maria teria sido vendida a um senhor de engenho de Magé e, aos 24 anos, novamente comercializada para um conde.

Maria Conga se tornou referência na luta por liberdade do povo preto e é considerada sagrada. Na Umbanda, ela é cultuada em forma de preta velha, conhecida como Vovó Maria Conga. “Ela representa toda uma ancestralidade, um trabalho de caridade voltado para quem é pobre e oprimido.

De acordo com a memória da comunidade, Maria Conga ou Maria do Congo nasceu na África em 1792 e veio pilhada junto com a sua família num navio negreiro da Costa do Congo para o Brasil, chegando na Bahia com 9 anos de idade, no início do século XIX (por volta do ano de 1804), separada dos pais e dos irmãos foi vendida ...

África

Pela história, Maria Conga nasceu na África, em 1792. Oito anos depois, chegou ao Brasil junto com a família, num navio negreiro. Separada dos pais, acabou vendida para um senhor de engenho, em Salvador. Lá, recebeu o nome de Maria da Conceição.

Quando Preto e Preta Velha chegam, o ambiente é tomado por calmaria, paz e amor, transmitindo a todos a energia de luz e de sabedoria. Para a ocasião, os médiuns devem estar com roupas brancas, guia de contas, muita disposição e amor no coração, para ajudar quem precisa.

Maria Conga é uma liderança que foi incorporada de muitas formas, desde a condição religiosa que a Umbanda referencia por sua sabedoria das mulheres curandeiras, passando pela imagem da avó, preta velha, que carrega sua família através dos tempos com responsabilidade, sendo muitas vezes essa velha senhora provedora ...

Vovó Maria é uma Preta Velha que trabalhava com um certo médium iniciante em um certo Terreiro, digamos assim.

Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.

As pretas e pretos velhos são entidades de umbanda, figuras ancestrais – sábios e ternos, bons conselheiros, invocados sempre para os trabalhos e designados de acordo com a região de onde vieram, como Aruanda, Angola e, aqui, Congo.

Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.

Vovó Cambinda segura o touro, trabalha, cura, dita palavras de sabedoria e chama atenção quando necessário. Como toda avó, é uma mãe que Oxalá nos deu a graça de conviver. Com Oxum ou com Cambinda; Na cachoeira ou no gongá; Na Umbanda ou no Candomblé.

Os Pretos-Velhos são uma linha de trabalho de entidades dessa religião de matriz africana; são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos, que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Significado de Conga
substantivo feminino Dança de origem negra da América Central, de ritmo ternário ou binário.