Quem é a rainha dos Mares?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Iemanjá

Iemanjá, Rainha dos Mares.

A Inglaterra alargou sua expansão imperial ao longo do século XIX, devido ao seu grande poderio marítimo baseado no “domínio dos mares”, ou seja, uma visão do mar como uma possível rota comercial.

Iemanjá

Iemanjá, a rainha do mar
Considerada a mãe dos outros Orixás, tem o aspecto de uma matrona , de seios enormes, símbolo da maternidade fecunda e nutritiva.

Dona de poderes, a tranquilidade do mar ou as tempestades estão sob o seu domínio. No sincretismo religioso, Iemanja tem identidade correspondente a outros santos, como na igreja católica é Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e a Virgem Maria.

4 - Sociáveis. São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta de estar em grupo e costumam apegar-se a um parceiro cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis e preferem suas casas, onde podem controlar o ambiente a manter suas rotinas exatamente como de costume.

Protege a vida marinha. Regente absoluta dos lares, protetora da família. Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe.

As bebidas preferidas de Iemanjá são água mineral e champanhe. Além delas, faça uma graça servindo um drinque no tom azul-claro, que combina perfeitamente com a atmosfera da festa.

LANCE! Neste domingo, a Praia de Copacabana recebeu mais uma vez a competição de maratona aquática Rainha do Mar e viu a repetição de um roteiro já conhecido. Como na edição passada, a holandesa Sharon van Rouwendaal superou as adversárias e foi coroada no evento que reúne as maiores nadadoras do mundo na modalidade.

rainha de Sabá

Salomão, filho de David e seu sucessor no trono de Israel, recebeu a visita da rainha de Sabá, desejosa de conhecer o soberano.

Além de ser citada no Antigo Testamento, a Rainha de Sabá é mencionada no Novo Testamento como a Rainha do Sul, quando Jesus Cristo diz “No dia do julgamento, a Rainha do Sul se levantará contra essa geração e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão.

Diferentemente de Jesus Cristo, descrito no catolicismo como uma encarnação humana de Deus, Iemanjá representa no candomblé uma força da natureza, uma energia. Nesse sentido, o orixá não tem uma cor de pele.

O nome Iemanjá tem origem no idioma africano yorubá, sendo o termo "Yéyé Omó Ejá", que numa tradução literal seria algo como "mãe cujos filhos são peixes". É cultuada tanto na umbanda como no candomblé, considerada como a mãe de quase todos os orixás.

Iemanjá simboliza a energia geradora, força da natureza, a fecundidade e o amparo materno, pois é a Mãe da Vida. Iemanjá, além de ser a protetora dos pescadores e jangadeiros, rege as casas e os lares das pessoas, dando o sentido de união a uma família e gerando o sentimento de amor e afeto por um ente querido.

Os filhos de Iemanjá, em sua grande maioria, têm muita ligação com o mar e com a sua mãe. Como Iemanjá trabalha nas águas salgadas, seus filhos se energizam quando estão em contato com o mar. Eles não temem o mar, muito pelo contrário, a ligação dos filhos da Sereia do Mar com os mares é inexplicável.

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

Pomba-gira é a mulher “da vida”, mulher da rua, a mundana, a cortesã. Se Iemanjá é a grande Mãe, Pomba-gira é a “Outra”, a amante, segundo os valores contidos em uma sociedade ainda com forte conteúdo machista e conservadora (Cristiane Amaral de Barros).

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.

Frutas ácidas ( limão, etc.) Milho derivados (fubá, etc.)

Quais são as características dos filhos de Iemanjá? Majestosos, belos e calmos como a mãe. Os descendentes de Iemanjá apresentam características muito parecidas com as da deusa. Eles são imponentes, sensuais e cheios de dons fascinantes, assim como o canto da sereia.