Quem é a pomba gira mais velha?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.

Ligiéro (2003) nos esclarece que dentre as pomba-giras, Maria Padilha, reconhecida na umbanda brasileira, aparece no Brasil pela primeira vez na voz de uma feiticeira degredada chamada Maria Antônia, que penitenciada pelo Santo Ofício deixou Lisboa em 1713, a caminho de Angola, onde permaneceu por dois anos, ...

Quem é Iemanjá:
É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás. Iemanjá, na verdade, é a divindade do rio que deságua no mar. Ela é filha de Olokun, o orixá rei dos oceanos. O rio que representa Iemanjá e sua história é o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria.

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

Essa Pombagira tem o visual mais diferente entre todas, pele vermelha e uma postura exageradamente erotizada. Ela é muito popular por suas imagens de gesso e resina que são facilmente encontradas nas casas de artigos religiosos (geralmente na entrada onde as pessoas depositam moedas).

Pombagira é mulher de Sete Maridos!

Incorporou numa menina negra magrinha que estava num canto. Maria Navalha ergueu aquele frágil corpinho, tomou um aspecto imponente e falou para a assembleia que ficou maravilhada! Assim surgiu a primeira Pomba-gira do Brasil, antes mesmo da Umbanda ter nascido.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

Os filhos de Bará ou Exu e Pomba Gira, possuem um caráter imprevisível ora são bravos, intrigantes e ficam muito contrariados, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros. Não aceitam derrotas, são melindrosos, de temperamento difícil.

Pombagira Maria Mulambo
É a mais amável e feminina, caridosa e delicada (essas também são características de quem tem Pomba Gira Mulambo em sua energia).

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Graças a uma escrava fugida que viu o crime, escondida, foram reconhecidos assassino e vítima: a jovem era Ana Rosa, de 20 anos, e seu algoz era o próprio marido, Francisco Carvalho Bastos, conhecido como Chicuta, um influente carreiro com idade entre 40 e 45 anos.

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

Ela se manteve irredutível. Num entardecer de inverno, ele esperou por Elisa na porta do puteiro e na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensanguentado da morta estirado no chão e um enfarto o matou ali mesmo! Elisa Passou a ser Pomba Gira como previu a Médium.

Todos nós temos 3 exus e 3 pombas giras que fazem parte da nossa egrégora. Eles vão se manifestando com o tempo de desenvolvimento mediúnico. Então vamos lá: 1- Exu/Pomba Gira de trabalho - aquele que chamamos de frente e chefe de coroa, que é o que realmente trabalha com vc.

Atrair amor
Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém.

POMBA GIRA COBRA NEGRA É A 9ª FILHA DE ANJO. O SEU NASCIMENTO FOI UM EVENTO SUPER COMEMORADO, POIS ERA MUITO RARO O NASCIMENTO DE UMA FÊMEA, POIS TODOS OS FILHOS DOS ANJOS ERAM MACHOS. ELA É FILHA DO ANJO CAÍDO SAMIASÂ, COM A SRA. POMBA GIRA DO SERTÃO.

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.

Sete saias – Entidade que trabalham tanto nesse plano quanto no plano espiritual, quando solicitada. Ajuda em questões ligadas ao amor, dinheiro, saúde e trabalho.