Quem é a pessoa mais poliglota do mundo?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Segundo o Guinness, é o militar aposentado norte-americano Gregg M. Cox, capaz de ler e escrever em 64 línguas (14 delas com fluência) e 11 dialetos. Mas há também casos extraordinários que não foram registrados no livro dos recordes. O gaúcho Carlos Amaral Freire, de 82 anos, já estudou 135 idiomas.

schurmann) vem despontando na música internacional e, para divulgar sua canção "Tell Me", a bela chamou atenção em vídeo onde fala com fluência nove diferentes idiomas. Além do português, Ana comunica-se com o público em inglês, italiano, francês, espanhol, japonês, alemão, chinês e hindi.

É o hiperpoliglota Gregg M. Cox, que lê e escreve em 64 línguas e 11 dialetos. Desses idiomas, esse ex-militar americano fala fluentemente “apenas” 14.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

A confusão é real. Mas pesquisas indicam que é muito difícil, praticamente impossível, sobretudo na vida adulta, esquecer o idioma nativo, mesmo após anos fora do país natal.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Confira abaixo as línguas menos faladas do mundo:
Ter Sami (falantes – 2 pessoas) – É isso mesmo: quando estas duas pessoas falecerem este dialecto estará oficialmente morto. É falado na parte nordeste da península Kola, na Rússia.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

O Latim é oriundo da região do Lácio, em Roma, e deu origem às chamadas línguas românicas, entre elas, o nosso querido idioma, o português.

Johanna supõe, com base no grau de parentesco que as várias famílias de línguas apresentam, que elas tiveram uma origem comum. Geograficamente, a origem tem que ser na África, de onde se supõe que a espécie humana se espalhou para o resto do mundo. A data, evidentemente, tem que ser anterior a essa diáspora.

A língua oficial: o português.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

O suposto fato de que se todos pudessem se comunicar no mesmo idioma geraria a diminuição de conflitos e ódio entre as nações é algo discutível. Visto que muitos conflitos brutais que presenciamos no mundo acontecem entre nações e regiões que partilham linguagens em comum.

“Um hiperpoliglota é alguém que fala mais de seis línguas.”

Veja quais são as línguas mais difíceis para brasileiros...

  • Árabe. O árabe é um dos idiomas mais difíceis para os brasileiros. ...
  • Russo. Outro idioma bastante complicado para os brasileiros aprenderem é o russo. ...
  • Japonês. ...
  • Mandarim. ...
  • Alemão.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

O coreano tem mais sons que o japonês, o que torna a pronúncia um pouco mais complicada. Os falantes de inglês podem ter dificuldades com alguns dos sons desconhecidos e, em geral, os ocidentais podem achar que muitos dos sons são bem parecidos entre si.

De acordo com o site Scientific American, esse mito surgiu porque, como é formada por vários pedaços de músculos, a língua nunca fica cansada. Além disso, é justamente por ser puro músculo e não ter osso algum em sua composição que essa parte do corpo tem tanta flexibilidade.

Estudar dois ou mais idiomas ao mesmo tempo exercita as funções cerebrais, ativa a memória, desenvolve a habilidade de organização e de realizar várias tarefas. Também estimula o interesse pelo aprendizado, aperfeiçoando inclusive o conhecimento sobre a língua materna.

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.