Quem é a parte demandada de um processo?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Em um processo judicial, existem três partes envolvidas na demanda: juiz, autor e réu.

Essas expressões podem ser igualmente usadas no processo penal. Por exemplo, ao oferecer denúncia, o MP pode ser chamado de “denunciante” ou de “demandante”, e a parte contrária de “denunciado(a)” ou de “demandado(a)”.

Demanda pode ser conceituada como o processo judicial ou ação, por meio da qual a parte requer algo ao Poder Judiciário.

Ele pode ser acusado, responder por crime ou delito e, no fim do processo, ser considerado culpado ou inocente. Genericamente, aquele que promove uma ação sempre pode ser chamado de autor e aquele contra quem se ajuíza a demanda pode ser chamado de réu.

9 sinônimos de demandada para 1 sentido da palavra demandada: Que se aproximou de alguém com algum objetivo: 1 abordada, acercada, perguntada, interpelada, questionada, interrogada, inquirida, indagada, assediada.

O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado. Em contexto jurídico, requerente e requerido são termos usados em processos de natureza não penal. Já o réu é a pessoa que deverá responder por um crime ou delito, sendo o polo passivo do processo judicial.

O pedido é classificado em pedido imediato e pedido mediato. Sendo que o primeiro expressa o desejo que o autor tem de obter uma sentença (seja condenatória, declaratória ou constitutiva).

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito. Por meio dela, o indivíduo acessa o Poder Judiciário e o provoca a atuar no caso concreto, gerando uma decisão que substitui a vontade das partes.

O mesmo que: exigiu, inquiriu, interrogou, requereu, requisitou, solicitou, reclamou, pediu, processou.

Demandando vem do verbo demandar. O mesmo que: exigindo, inquirindo, interrogando, requerendo, requisitando, solicitando, reclamando, pedindo, processando.

2) Função demanda – Demanda é uma função que explica as várias quantidades que os consumidores estarão dispostos a retirar do mercado, de um produto ou serviço econômico, conhecido o preço, a uma certa unidade de tempo qualquer.

Conforme definição majoritária, ação é o direito conferido a alguém de exigir do Estado a prestação jurisdicional e demanda é o ato pelo qual alguém “pede” (exige) ao Estado essa mesma prestação jurisdicional2.

É possível identificar demandas e construir novas ideias para a resolução de problemas e/ou desafios da localidade onde estamos inseridos, a partir do momento em que compreendemos as suas potencialidades e as suas fragilidades.

Genericamente, aquele que promove uma ação sempre pode ser chamado de autor e aquele contra quem se ajuíza a demanda pode ser chamado de réu.

PARTES E PROCURADORES
As partes do processo são o AUTOR, que ocupa o polo ativo e o RÉU que toma assento no polo passivo. Segundo Humberto Theodoro Jr, “A que invoca a tutela jurídica do Estado e toma a posição ativa de instaurar a relação processual recebe a denominação de autor.

(cogn.) Demandista, pleiteante. Exemplo de uso da palavra Demandante: O demandante ajuizou uma ação, o (autor) ajuizou uma ação; o suplicante ajuizou uma ação.

1. Que ou quem demanda. 2. Autor ou autora (em acção judicial).

O contrário de demandar é: 1 responder. 2 acordar, conformar, concordar.

Quantidade demandada ---> É a quantidade de produtos ou serviços que terão de ser fabricados ou prestados, e que de acordo com a lei da demanda essa quantidade aumenta quando o preço cai e diminui quando o preço sobe.

O "interessado" é a parte (pessoa física ou jurídica) envolvida diretamente no processo. Em outras palavras, os interessados são pessoas que tem ligação com a demanda requisitada. O SIPAC também permite adicionar os "interessados" de um processo, podendo ser: servidores, alunos, credores e unidades.

Em um processo, o exequente e o executado são as partes do processo. O exequente entra com o processo, sendo considerado o autor da ação, enquanto que o executado é o réu, ou seja, a parte que está sendo processada.