Quem é a Nossa Senhora do Carmo na Umbanda?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Enquanto na Igreja Católica se comemora, neste domingo (16), o Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, os devotos de religiões de matriz africana celebram Oxum, orixá feminino das águas doces e do ouro, regente da harmonia e do equilíbrio emocional.

Nossa Senhora do Carmo: mãe e protetora dos cristãos.

A coroa de Nossa Senhora do Carmo rodeada de estrelas e uma aura brilhante simboliza a realeza da Mãe de Jesus. Significa que, como rainha do céu e da terra, a Virgem Maria pode interceder por todos aqueles que recorrerem a ela em oração, especialmente os Carmelitas e os devotos de Nossa Senhora do Carmo.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.

No sincretismo religioso - associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil - Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto.

vulgarmente conhecidos como omulus.

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

Durante a oração, um grande milagre aconteceu para dar um novo rumo para a Ordem dos Carmelitas; Nossa Senhora, com vários anjos ao seu redor, apareceu para Simão e disse: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo.

Uma das promessas de Nossa Senhora do Carmo refere-se ao “privilégio sabatino”, que consiste em: aquele que morrer usando o escapulário, cumprindo algumas condições, sairá do purgatório no primeiro sábado após sua morte.

Milagres atribuídos ao Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

  • O testemunho a São João Maria Vianey. ...
  • Os escapulários que resistiram à sepultura. ...
  • O escapulário que acalmou uma tormenta no mar. ...
  • O escapulário que salvou uma casa do incêndio. ...
  • O escapulário que salvou o carmelita na Terra Santa.

Atualmente, diz o mesmo ritual aprovado pela Congregação para o Culto Divino, "têm a faculdade de benzer o Escapulário os sacerdotes e os diáconos; além disso, outras pessoas autorizadas podem também fazer a sua imposição" [4].

dia 16 de julho

“Hoje, em mais um dia 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, nossa padroeira, vim logo cedo aqui para a missa, para poder agradecer a Deus e pedir sempre a proteção de Nossa Senhora à nossa cidade.

Quem usar o Escapulário e ser devoto a ele, obtém vários privilégios, tais como: proteção e intercessão especiais da Virgem Maria em todos os momentos da vida, da morte e mais além; a saída do Purgatório o quanto antes possível para quem morrer devotamente com ele; várias indulgências plenárias e parciais.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.

Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem suas finalidades. Atrás de sua imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social. Eles são pessoas que traçam objetivos e não desistem de jeito nenhum!

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré.

Protege a vida marinha. Regente absoluta dos lares, protetora da família. Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe.