Quem é a maior autoridade policial?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O termo circunstanciado, assim, nada mais é do que outro procedimento previsto em lei para materializar uma investigação criminal e, sendo assim, deve ser presidido pelo delegado de polícia, a legítima autoridade policial.

Na corporação, seus integrantes ou são oficiais ou praças. A mais alta patente da PM, o coronel tem sob sua responsabilidade o Comando-geral, e o Estado-maior, os comandos regionais, as diretorias que coordenam todas as assessorias do Comandante-geral.

Cada Polícia Militar é comandada, em cada Estado, por um oficial superior do posto de coronel, chamado de comandante-geral. Polícias civis: presentes em todos os Estados da federação, são chefiadas por delegados-gerais, que comandam por sua vez os delegados de polícia locais, responsáveis por cada distrito policial.

Observa-se inexistir hierarquia entre militares federais e estaduais, ou seja, não há hierarquia entre Oficiais e Praças das Forças Armadas e policiais e bombeiros militares.

O Delegado de Polícia é o cargo de maior hierarquia dentro da Polícia Civil e da Polícia Federal, devendo emitir ordens e determinações para os demais policiais subordinados.

Bem, como dito acima, na atualidade, quem comanda a Polícia Militar são os governadores de cada estado. Isso porque o art. 144, §6º, da Constituição Federal, especificou que: § 6º.

O Delegado Fábio Motta Lopes, Chefe de Polícia desde abril de 2022, em seu discurso de transmissão de cargo, agradeceu as parcerias construídas ao longo de sua gestão, incluindo a com o Delegado Vladimir Peukert Urach, que ocupou o cargo de Subchefe durante o seu comando.

Enquanto a Civil é uma força mais voltada para a investigação, a Militar dedica-se à vigilância e repressão imediata e emergencial de atos criminosos ou ilícitos.

Efetivo das polícias militares é 14% maior que o das Forças Armadas no Brasil. Ao todo, o Brasil tem 406 mil policiais militares na ativa.

Apenas um juiz pode ordenar a prisão de alguém ou autorizar a entrada de um policial em uma residência, se não for o caso de flagrante delito.

Batalhão de Operações Especiais (BOPE)

1. BOPE (Brasil) Não é nenhum exagero dizer que o treinamento de seleção do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro é um dos mais difíceis e desafiadores do mundo.

Os excedentes foram aceitos na PRF pelo decreto Nº 11.218/2022. Seus diretores-gerais, como Eduardo Aggio e Silvinei Vasques, eram próximos da família Bolsonaro. Aggio foi nomeado como sub-chefe de Análise Governamental (SAG) da Casa Civil e Silvinei teve seus inquéritos policiais protegidos por um sigilo de 100 anos.

Caso queira escolher apenas um, saiba que o critério de qual vai ser mais fácil não poderá ser utilizado. Segundo Érico Palazzo, professor e coordenador de Carreiras Policiais do Gran Cursos Online, os dois concursos possuem o mesmo nível de dificuldade.

O Delegado-Geral da Polícia Civil é escolhido pelo governador do estado, dentre os delegados de polícia de carreira, para dirigir a instituição policial no mais alto nível hierárquico, consoante o que estabelece o § 4º do artigo 144, da Constituição Federal.

De acordo com a Constituição Brasileira, o delegado precisa ser graduado em Direito, não sendo necessária a habilitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).