Quem é a mãe de Ibeji?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os Ibejis são filhos de Iansã e Xangô.

Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Por simbolizarem o novo, a promessa que está nascendo, se associam Ibeji às crianças. Se usam velas azul claro e cor-de-rosa, as cores dos bebês.

Este Orixá gêmeos, são responsáveis pelo parto e pela infância, bem como pela promoção do amor e da união. Seus pais variam de lenda para lenda, mas a mais conhecida os associa a Xangô e Oxum.

Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada! Axés & Magias: Os protegidos por Ibéjì são habilidosos e carismáticos. Nesta semana, as energias dos protetores das crianças ajudarão na alegria e jovialidade.

Ibeji saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”

Ibeji: o arquétipo dos gêmeos na tradição afro-brasileira
Ibeji em terras africanas, assim como, a influência do mito dos gêmeos afro-brasileiros na vida e na educação de crianças, surge como um desafio na defesa da tolerância e suas potencialidades nas relações sociais em tempos de pandemia.

Quando se observa a fartura do "caruru dos meninos", celebrado neste sábado, a gourmandise desse orixá fica evidente. Aos gêmeos protetores da infância oferenda-se caruru e também acarajé, abará, vatapá, xinxim de galinha, farofa, rapadura, cana-de-açúcar...

Protetor das crianças, esse orixá duplo tem seu nome muitas vezes mencionado no plural, como sinônimo de “gêmeos”, aos quais protege especialmente. Tem temperamento travesso e brincalhão, já que seu domínio é a infância, e sua simbologia, a da inocência.

Oração a Ibeji:
Com seus sorrisos, encham nossos corações de alegria. Brinquem e dancem em nossa vida, trazendo pureza e energia. Salve, Ibeji! 11 ago 2023, às 14h18.

A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.

Ibeji é o Orixá criança, em realidade, duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos. Segundo a história africana, os Orixás crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas e de Oxalá, o Pai de toda a criação.

Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.

Continuar lendo Quem é Oxum Ibeji?