Quem é a locutora da Globo na Copa do Mundo?

Perguntado por: raragao2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Foi assim que Renata Silveira comemorou a estreia como primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo masculina na TV Globo. A narradora de 33 anos fez história na disputa entre Dinamarca e Tunísia na terça-feira (22) e segue como principal voz de um jogo por dia desta primeira fase do mundial.

O dia 18 de dezembro de 2022 será especial para Galvão Bueno. O narrador vai fazer o seu 'The Last Dance' na Copa do Mundo. A partir das 12h (horário de Brasília), o jornalista vai narrar pela última vez na TV Globo uma partida de Mundial.

Ainda se recuperando da Covid, Galvão Bueno não será o narrador do jogo de abertura da Copa do Mundo entre Qatar e Equador. A Globo já definiu o seu substituto: Luís Roberto. Roger e Caio Ribeiro serão os responsáveis pelos comentários na transmissão.

Para as narrações, apenas os dois viajaram ao país árabe sendo que Cleber Machado, Renata Silveira e Gustavo Villani estão transmitindo os jogos dos estúdiso da emissora no Rio de Janeiro. A previsão é que o Luís Roberto volte às transmissões na rodada de sexta-feira (25) do Mundial do Catar.

O narrador Galvão Bueno não participará da abertura da Copa do Mundo do Catar, no próximo domingo, 20, por ter sido diagnosticado com covid-19 no fim de semana passado. O narrador esteve internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para se recuperar da doença.

O narrador comanda a transmissão de Argentina x França na Globo, às 12h (de Brasília). Curiosidade: Galvão encerra sequência de Copas narradas desde 1974, ainda pela TV Gazeta, e desde 1982 na Globo. O narrador deixará as transmissões em TV aberta na emissora, mas deve seguir no Grupo Globo para outros projetos.

Em meio à edição do Catar neste ano de 2022, a Globo assegurou a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026, a ser realizada na América do Norte – Estados Unidos, México e Canadá.

Maior cachê do país, Galvão vai faturar R$ 15 milhões na Copa; ou mais.

Recuperado da Covid-19, que deixou ele fora da abertura da competição, o locutor está preparado para ser a voz da Seleção mais uma vez. No SporTV, Milton Leite será o responsável por ressaltar os lances da partida, enquanto Tiago Leifert narra o grande jogo em transmissão alternativa, via Globoplay e SporTV 2.

Na TV Globo, o jogo contará com a narração de Renata Silveira e os comentários de Ricardinho e Paulo Nunes.

Galvão Bueno já está no Catar para participar da cobertura da Copa do Mundo 2022. O narrador chegou neste domingo e mandou um recado, que foi ao ar um pouco antes do início da transmissão de Catar x Equador, o jogo de abertura do Mundial.

Com isso, a abertura da Copa e o primeiro jogo, Catar x Equador, no próximo domingo, terão narração de Luis Roberto, com comentários de Roger e Caio na TV Globo.

"A narração de jogos da Seleção Brasileira na voz de Galvão Bueno confere emoção única a essa paixão que é o nosso futebol. E já é uma marca registrada que torna cada lance, cada situação de jogo, ainda mais especial.

No Globoplay, serviço de streaming do Grupo Globo, Daniel Pereira, também conhecido com Dandan, substituirá Tiago Leifert na missão de narrar a final. Outra plataforma de streaming, a CazéTV também possui os direitos de transmissão do confronto entre os hermanos e os "Le Bleus".

O ex-global Cléber Machado vai narrar os jogos da Copa do Brasil pela Amazon Prime.

A primeira participação do jornalista pela Globo em uma Copa aconteceu em 1982, na Espanha. Na ocasião, o narrador principal da emissora era Luciano do Valle (1947-2014), que trabalhou em todos os jogos do Brasil naquela edição.

A partir de 2023, Luis Roberto deve assumir a locução dos jogos disputados pela Seleção Brasileira e pode absorver outras funções desempenhadas por Galvão até hoje.

Gustavo Villani
Além da TV Globo, Villani, desde de 2020, é o narrador brasileiro da franquia de jogos eletrônicos "FIFA".