Quem é a Lilith na Umbanda?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Lilith é a força sexual. Dessa maneira, Pombagira e Lilith concebem uma mesma ideia arquetipica de mulher: livre, sensual, na qual o grande mal é não permitir ser dominada pelo homem. Mediante os elementos simbólicos podemos pensar alegoricamente o modelo feminino de Pombagira atrelado ao de Lilith.

Adão contou-lhe histórias medonhas do demônio Lilith, que ameaçava as mulheres no parto e roubava crianças de seus berços, no meio da noite. A segunda vez que Lilith veio, ela atacou o portão principal do jardim e houve uma grande luta entre ela e Adão, na qual foi, finalmente, vencida.

Ligiéro (2003) nos esclarece que dentre as pomba-giras, Maria Padilha, reconhecida na umbanda brasileira, aparece no Brasil pela primeira vez na voz de uma feiticeira degredada chamada Maria Antônia, que penitenciada pelo Santo Ofício deixou Lisboa em 1713, a caminho de Angola, onde permaneceu por dois anos, ...

Nos 26 poemas do livro As filhas de Lilith – cada um dos quais identificado por um nome próprio feminino em minúsculas, de a a z: angélica, berenice, cecília, diana, elisa, fátima, grace, hilda, íves, juanita, khady, luíza, melissa, nely, ofélia, patrícia, quilma, rosana, sihem, tereza, úr- sula, verônica, wilma, xênia ...

Lilith representa, assim, a figura da insurgência. No símbolo escolhido, carrega elementos de interseccionalidade e questionadores da heteronormatividade. Nas hesitações de enquadramento mainstream da figura de Lilith, encontramos e oferecemos perguntas e respostas (provisórias).

Lilith é conhecida por vários nomes, incluindo Lady de Edom, Ita, Kali, Batna, Talto, Satrina, Abito, Amizo, Izorpo, Kokos, Odam, Podo, Eilo, Patrota, Kea e Partash.

Nomes proibidos vêm sendo mais usados. Temos meninas chamadas Lilith, um demônio no folclore judaico, e Kali, uma deusa indiana associada ao fim do mundo ou à morte. Entre os meninos, até mesmo Danger [Perigo] começa a ser usado.

Como ativar o arquétipo de Lilith
Em primeiro lugar, aprofunde-se na figura de Lilith, estudando quem ela foi e o que ela representa na História. Em segundo lugar, tome um banho relaxante, se possível acendendo velas ao seu redor, para entrar em um processo meditativo e demonstrar seu interesse em ativar o arquétipo.

Como descobrir sua Lilith
Dependendo de onde você está vendo seu Mapa Astral (ou quem está lendo seu mapa, se você fizer uma leitura profissional), alguns incluem Lilith e outros não. O Personare revela o signo da Lilith no Mapa Sexual. Tudo o que você precisa é sua data, hora e local de nascimento.

Como derrotar Lilith?

  1. Um movimento de golpe aéreo atingirá uma área grande causando danos significativos, então evite o raio quando Lilith sair da tela.
  2. Lilith também atacará com linhas longas de chamas, além de ataques corpo a corpo. Continue se movendo para evitar qualquer dano e contra-atacar.

A Lilith na Astrologia é o lado que não pode ser visto da lua. Quando você nasceu, esse lado estava em um signo que deixou marcas no seu Mapa. A Lilith na Astrologia diz respeito ao lado da lua que não pode ser visto.

Gargalhar é o próprio som do corpo, sua fala sobre algo que adentra, que perpassa. A gargalhada da Pomba-gira não é um adormecimento, ao con- trário, é voz do corpo que derrama, que perpassa o corpo e ecoa. É um giro na razão, constatação desse feminino que incorpora e comunica.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Maria Padilha

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

Aparência. Lilith é uma mulher alta e esguia de meia-idade, na casa dos 40 anos (dois anos mais velha que Eda). Ela tem pele de marfim, orelhas pontudas, lábios azul-escuros, cabelo azul-escuro comprido (formalmente ruivo quando era mais jovem) e olhos ciano.